O Verão começa oficialmente nesta quinta-feira (21), mas as ações de segurança, atendimento e resguardo da vida dos capixabas e dos turistas que escolheram o Espírito Santo para passar as festas de final ano e férias, foram divulgadas ontem. O Plano Verão será coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e contará com ações das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran, entre 26 de dezembro até o dia 18 de fevereiro.
O policiamento ostensivo do litoral da Grande Vitória, nas Regiões Norte e Sul, ganhará o reforço de 1.800 policiais militares por dia. Durante a festa de Réveillon e no período de Carnaval, o efetivo passará a contar com reforço de 2.300 policiais por dia. O patrulhamento será realizado a pé, bicicleta, moto e de carro.
Durante o período serão realizadas operações como pontos de bloqueio e cercos táticos nos principais acessos às praias capixabas, assim como serão efetuadas abordagens aos coletivos.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, destacou que essa é a maior operação organizada nos últimos anos com objetivo de permitir paz e tranquilidade.
Coronel Nylton Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar, revelou que o planejamento também conta com monitoramento de festividades realizada pelos municípios. Alinhamento necessário para que tudo transcorra em ordem e sem surpresas.
“Estamos em contato com os municípios que mais possuem eventos, conhecendo horários e cronograma, para que também tenhamos plano de atuação. Estamos passando orientações técnicas para que haja integração”, completou.
Polícia Civil
Nas delegacias de todo o Estado também haverá reforço de efetivo. Além dos plantões das Delegacias Regionais, haverá implantações de novos postos de atendimentos e a implementação de Operações Policiais Especializadas. O 29º Distrito Policial de Jacaraípe atuará de segunda a sexta-feira em horário de expediente. Já aos sábados e domingos, o atendimento será das 19h às 7h, para registro de ocorrências.
O Distrito Policial de Santo Antônio vai funcionar 24h durante as festividades do Carnaval de Vitória, com auxílio de policiais em regime de escala extra. No litoral Sul a delegacia de Piúma funcionará em regime de plantão durante o período de Carnaval. Já no Norte, a delegacia de Conceição da Barra atuará em regime especial durante o Réveillon e Carnaval. Cada plantão de 12 horas será composto por delegado, escrivão e investigadores e/ou agentes de polícia.
O delegado chefe da Polícia Civil, Guilherme Daré, garantiu a ampliação no atendimento nas delegacias, assim como das atividades de investigação e repressão aos crimes cometidos em solo capixaba.
“Vamos dobrar o número de policiais em atendimento nessas unidades, com o pagamento das escalas especiais. Oferecendo atendimento imediato à sociedade, além de promover ações de segurança pública e facilitar a logística de acesso dos órgãos de segurança às unidades de polícia judiciária”, respondeu.
Detran
Ações específicas nos principais corredores de diversões, como shows e baladas, serão alvo das ações do Detran. O diretor-geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, destaca que o órgão estará junto nas ações das Polícias Militar e Civil e guardas municipais de uma forma integrada, apoiando por meio das equipes educativas. O objetivo será sensibilizar os cidadãos para que não façam o consumo de álcool e depois conduzam os seus veículos.
"Serão 23 ações educativas, entre os dias 27 de dezembro e 14 de janeiro, sobretudo nos shows que acontecerão neste início de verão. E eu faço um apelo à sociedade, pois precisamos da ajuda de todos, no sentido de não misturar bebida e direção. Os números indicam que é exatamente nesse período do ano que temos o maior índice de acidentes no trânsito com essa associação", pontuou Romeu.
Bombeiros
Todo aparato já está de prontidão durante 24 horas. O efetivo ficará disponível ao longo de todo litoral no intuito de garantir salvamento e orientação do banhista. As praias receberam ou estão em fase de recebimento de equipes de salvamento. O treinamento dos salva-vidas já foi concluído pelo Corpo de Bombeiros.
“Continuamos com nossas equipes de prontidão durante 24h nos quarteis, assim como equipes de mergulho. Tendo necessidade de acionamento para auxílio das equipes nas praias faremos o deslocamento com todo nosso aparato ao local da ocorrência”, descreveu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo D’Isep.
FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)