O site da Ouvidoria-geral do Estado (OGE) está de cara nova. Já está no ar o novo layout do portal (www.ouvidoria.es.gov.br) em uma versão mais moderna, com interface mais amigável para facilitar a participação do cidadão. O site é o meio mais utilizado para realizar sugestões, pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, elogios, entre outros, juntos ao governo estadual. As manifestações realizadas pelo endereço eletrônico somam mais de 60% do total.
Segundo o subsecretário de Integridade Governamental e Empresarial, Leandro Piquet, essa é a primeira parte das alterações do site. “Por enquanto, a grande mudança está no layout do portal, que foi remodelado e está com uma aparência mais amigável, facilitando a navegação. O site também ficou responsivo para melhor navegação via dispositivos móveis. A segunda parte da remodelação do site será a migração do sistema utilizado para o sistema do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, o que já está em andamento”, explicou Piquet.
O novo modelo do site foi desenvolvido pela equipe OGE, que é ligada a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), e pelo Instituto de Tecnologia da Informação do Espírito Santo (Prodest).
Em 2016, a OGE recebeu 6.522 manifestações. O número representa quase 70% a mais do total de manifestações do ano de 2015. A maioria dos manifestantes utilizou o site www.ouvidoria.es.gov.br para enviar sua denúncia; reclamação, solicitação, sugestão, ou elogio. Outro importante canal para o recebimento das manifestações é o aplicativo fiscal cidadão, disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS. Contudo, o cidadão também pode utilizar outros canais como telefone, e-mail, carta ou mesmo o atendimento presencial para registrar sua demanda.
Saiba mais
A OGE também é responsável por receber e distribuir, aos órgãos competentes, os pedidos do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), da Lei de Acesso à informação. O órgão está localizado na sede da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), no Edifício Fábio Ruschi, Av. Governador Bley, 236 – Centro, Vitória – ES.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)