Após o descarte de um caso suspeito de Coronavírus em um paciente internado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra, na tarde da última quarta-feira (26), a equipe do Centro de Operações Estratégicas (COE) da Secretaria da Saúde (Sesa) foi informada sobre mais um caso suspeito do Covid-19. A informação foi recebida por volta das 15 horas.
Trata-se de um rapaz de 25 anos que apresentou febre, coriza e mialgia após viagem a Singapura. O procedimento de investigação foi iniciado e o o material coletado para realização de exame. O paciente apresenta quadro clínico leve, sem sinais de gravidade sendo, nesses casos, indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
Na última sexta-feira (21), o Ministério da Saúde passou a enquadrar também na definição casos suspeitos de Covid-19, pessoas com histórico de viagens a outros sete países: Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Camboja, Vietnã e Tailândia. A mudança ocorreu devido ao aumento de 14% no número de novos casos fora da China.
Previna-se:
O mais importante e o primeiro passo que deve ser dado por todos é saber a forma correta para evitar a disseminação dos germes. Por isso, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas quando o assunto é a tosse. São elas:
Cubra a boca e nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Descarte o lenço no lixo;
Caso não tenha um lenço, tussa ou espirre na manga da blusa, nunca nas mãos;
Caso precise, use máscara e luvas. Você e outras pessoas estarão protegidos;
Higienize sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)