Os estudantes da Rede Estadual que desejam aprender um novo idioma devem ficar atentos à oportunidade que a Secretaria da Educação (Sedu) divulga, por meio da publicação do Edital nº 06/2020, na última sexta-feira (14). A oferta é de 2.457 vagas para cursos de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela Internet, desde a última sexta-feira (14), até o dia 27 de fevereiro. Clique aqui para fazer a inscrição!
Os CEIs são localizados em oito municípios, que são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus. O processo de seleção é destinado aos alunos que estejam regularmente matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e na 1ª Etapa do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nos polos de Colatina e São Mateus, também poderão participar os estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 8ª Etapa do 2º Segmento do Ensino Fundamental da EJA, considerando que as escolas que sediam o Centro Estadual de Idiomas ofertam, exclusivamente, o Ensino Fundamental.
Critérios de seleção
Podem participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados em 2020, em uma das escolas da Rede Estadual e não podem participar os que já frequentaram o Centro Estadual de Idiomas e desistiram da bolsa. O estudante terá direito de concorrer a apenas uma das bolsas de estudo de língua estrangeira oferecida, Inglês ou Espanhol, não podendo migrar/trocar de curso.
Classificação
Para a classificação do candidato será considerada a nota do desempenho escolar em Língua Estrangeira no ano de 2019; ter estudado todo o Ensino Fundamental – Anos Finais em Escola Pública (FEP); possuir cadastro no CADúnico (CAD). Se houver empate no resultado final, serão adotados os seguintes critérios de desempate: maior nota do desempenho escolar em Língua Estrangeira; o candidato com idade mais avançada; o candidato na série mais avançada.
FOTO: Hélio Filho/ Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)