A produção literária produzida no Estado se (re)afirma na criatividade de nossos escritores por ser livre e diversificada. Isto é o que o público capixaba vai poder conferir no lançamento coletivo dos livros contemplados pela Secult na próxima quarta-feira (08), a partir das 19h, no Salão São Tiago do Palácio Anchieta, no Centro de Vitória. O evento contará com a presença dos 17 autores e suas obras serão distribuídas gratuitamente. A entrada é franca.
As publicações foram contempladas pelo Edital 007/2016 - Produção e Difusão de Obras Literárias, do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secult. Há escritores de todas as idades. Jovens estreantes como Adrielly Selvatici, Brunella Brunello e Yan Brandemburg, ambos com 27 anos, e até nomes consagrados como Francisco Aurélio Ribeiro, 62 anos, José Irmo Gonring, 68, e Mirian da Silva Cavalcanti, 73. O que prevalece é a abrangência de gêneros como romance, conto, crônica, poesia e infantojuvenil.
Após o lançamento, as obras serão destinadas para a rede pública de ensino, bibliotecas públicas municipais e também para as unidades da Biblioteca Transcol e a Biblioteca Móvel. O objetivo é que os livros cheguem a todos os municípios do Estado.
“Queremos promover a política de incentivo à leitura por meio do acesso amplo e gratuito aos livros, além de valorizar os nossos escritores, estreantes e consagrados. Estes trabalhos apresentam muito da pluralidade da literatura contemporânea capixaba.”, destacou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.
Confira a lista de livros que serão lançados:
Uma Viagem de Tartaruga - Adrielly Selvatici;
2. Covil - Ariel Lacruz;
3. Bárbara - Brunella Brunello;
4. O Que Se Cala Não Nos Cura - Casé Lontra Marques;
5. Beije-me em Barcelona - Fabio Paiva Reis;
6. Imigração Italiana, Religião e Trabalho - Flavia Salles;
7. Clarissa e o Beija-flor e outras Histórias - Francisco Aurélio Ribeiro;
8. Voz (poemas) - Jorge Verly;
9. As libras Estrelinhas - José Irmo Gonring;
10. A Última Peça - Karina Heid;
11. A Carteira Voadora - Lorena Lima;
12. Aroldo Rufino de Oliveira: Biografia Memorável do Primeiro Mestre-sala Do Carnaval Capixaba - Marcelo Rodrigues de Oliveira;
13. Feminina, Feminae – Silêncio, silêncios - Mirian da Silva Cavalcanti;
14. Quase sertão - Paulo Sena;
15. Do Tigre Que Comeu a Lua - Rodrigo Nogueira Brito;
16. Arame Farpado - Simone Lacerda;
17. Nós De Sangue - Yan Brandemburg.
FOTO: Divulgação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)