A tabela com os valores de mercado dos veículos para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2018 foi publicada, na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Considerando a variação dos preços de mercado dos veículos entre 2016 e 2017, e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado, a variação média dos preços de referência do IPVA foi de -3,05%, comparada ao ano de 2017.
Cálculo - Para a apuração do IPVA, é usado como base o valor de mercado do veículo usado, de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), segundo o ano de sua fabricação, considerando a respectiva alíquota.
Mesma alíquota - No Espírito Santo, por mais um ano, a alíquota para carros de passeio e utilitários será de 2% sobre o valor do veículo. Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus, será de 1%. Os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o país. Hoje, a frota tributável do Espírito Santo é constituída de 2 milhões de veículos.
FOTO: Divulgação / Detran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)