Chegou a vez do cidadão de Vila Velha ter a oportunidade de aprimorar seus estudos e ter novas chances de entrar no mercado de trabalho, por meio de uma qualificação rápida. As inscrições para os cursos gratuitos do projeto OportunidadES estão abertas para moradores da região, no site (www.oportunidades.es.gov.br), até o próximo dia 28.
Na semana de lançamento, foram mais de 17 mil inscritos nas diversas opções de cursos que o projeto ofertou na modalidade presencial para a Serra, e na opção de Educação a Distância (EaD) para todo o Estado. “Devido ao sucesso, estamos verificando junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), a possibilidade de aumentarmos o número de vagas em cursos EaD, e assim gerar maior participação dos capixabas”, destaca o secretário da pasta, Vandinho Leite.
O governador em exercício, César Colnago, destacou que com novas tecnologias as formas de informação avançaram na sociedade. "Hoje o maior patrimônio é o acesso a informação. Temos que usar os instrumentais para o bem e garantir a igualdade de oportunidade para todos, principalmente dos menos favorecidos da sociedade" destacou Cesar Colnago.
A estudante de administração, Talita Luchi, do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, já se inscreveu nas vagas de Vila Velha para estudar no curso de edição de vídeo para atuar na área de audiovisual. “Essa iniciativa é muito importante. Os cursos oferecidos dentro do projeto possuem um alto custo em instituições privadas. É uma chance para quem não tem condições, poder se qualificar”, conta.
Já Abner Davi, aluno também do CEET, do curso de rede de computadores, optou por se qualificar como operador de câmera. “Vou poder me aprimorar e aperfeiçoar os conhecimentos que já possuo. Realizar esse curso, vai me permitir ingressar no mercado de trabalho na frente dos concorrentes”, destaca.
Cursos
Até o fim do ano, o projeto vai oferecer 40 mil vagas em mais de 60 opções de cursos gratuitos para o Estado, sendo que as 2 mil ofertadas nesta primeira etapa, podem ser ampliadas. “O foco é na geração de renda e incentivo aos empregos informais. Diante da crise, faltam oportunidades para o trabalho formal, então estamos levando qualificação para que os cidadãos possam virar micro empreendedores individuais”, destaca Vandinho Leite.
Já foram lançados 10 cursos Online para todo o Estado e 16 cursos para moradores da Serra, e agora mais 13 opções para residentes de Vila Velha. Nos próximos meses, serão ofertados mais 40 novos cursos de Educação a Distância (EaD), totalizando 30 mil vagas para essa modalidade. Os cursos serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.
Inscrições
As inscrições para os cursos a distância e município da Serra vão até o dia 21 de maio, e para os presenciais em Vila Velha até 28 de maio, por meio do endereço eletrônico www.oportunidades.es.gov.br. As aulas na Serra serão ministradas na EEFM Hilda Miranda Nascimento, e em Vila Velha no CEET Vasco Coutinho.
Os próximos municípios que vão contar com abertura de vagas presenciais do projeto da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) são Viana, Cariacica, Vitória e regiões no interior.
FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)