12/02/2020 08h02 - Atualizado em 12/02/2020 13h35

Qualidade: Himaba alcança 95% de satisfação dos usuários

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, alcançou o percentual médio de 95,77% de satisfação dos usuários, segundo pesquisas realizadas no último trimestre pelo setor de Qualidade/Ouvidoria. Ao todo, 980 pessoas foram entrevistadas nos meses recentes de novembro, dezembro e janeiro.

A pesquisa possui questionamentos como agilidade no atendimento, cortesia/clareza dos médicos, limpeza, alimentação e conforto, entre outros.
Para levantar os dados, a equipe de pesquisadoras aborda os pacientes e acompanhantes durante a internação, nas consultas nos ambulatórios, no acolhimento e nas recepções do hospital diariamente, incluindo finais de semanas e feriados.

"Estamos sempre nos empenhando para a melhoria da qualidade no atendimento, lógico que, o excelente, o 100% estará sempre como uma meta nossa. A busca é incessante, seja nos processos de melhorias internos, que são realizados com afinco, na qualidade na assistência, no comprometimento profissional e nos treinamentos. Buscamos sempre progredir, visando continuamente o cliente e também o colaborador, para que o trabalho seja cada vez melhor", disse a diretora-técnica do Himaba, Cristina Abreu.

Desde que assumiu a gestão do Himaba, em novembro de 2019, o Instituto Gnosis promoveu mudanças em diversos setores na busca de prestação de serviços de qualidade ao usuário do hospital e a pesquisa ajuda justamente a identificar a necessidade de possíveis melhorias nos processos assistenciais.

Uma das mudanças realizadas pelo Gnosis para ampliar a coleta da opinião dos usuários aconteceu na Ouvidoria, setor responsável pelo acolhimento para receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias.

Antes, o setor atendia apenas presencialmente e passou a receber reclamações, elogios e sugestões também por e-mail e telefone. O atendimento acontece de 7h às 19h, todos os dias. Urnas para o registro de opiniões também estão disponibilizadas na recepção social, pronto-socorro, ambulatório e banco de leite humano do Himaba.

Além de manifestar a opinião sobre o atendimento no hospital, muitos usuários fazem questão de registrar elogios aos colaboradores. Como foi o caso da acompanhante Gecilene, que no dia 24 de janeiro, parabenizou o hospital pelo trabalho dos profissionais.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

FOTO: Divulgação / Sesa

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