A Escola Estadual de Tempo Integral Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, já escolheu os alunos que serão os representantes da unidade de ensino no “Projeto Deputado Jovem”. No próximo dia 26, a Assembleia Legislativa do ES, que é a organizadora da iniciativa, promoverá o Encontro de Integração e Orientação para as escolas escolhidas.
Foram eleitos os seguintes alunos: 1º lugar: Thais Rosa de Souza, com 170 votos; 2º lugar: Pedro Ramos Sanmartin, com 164 votos; 3º lugar: Miguel Chagas Monjardim, com 132 votos; 4º lugar: Clara Fernandes Teodoro com 115 votos; e 5º lugar: Lara Ferreira Blanco Souza, com 107 votos. Em 6º lugar, como Deputado Suplente: Rodrygo de Freitas Peixoto, com 106 votos contabilizados. Ao todo, 273 alunos participaram tendo 260 votos válidos, quatro em branco e nove votos nulos.
No encontro deste mês, as escolas receberão o material de instruções e orientações técnicas para elaboração do projeto. Após essa etapa, cada unidade terá de escolher no máximo seis alunos que, juntos, vão elaborar um projeto de lei a partir da realidade da comunidade em que estão inseridos. A simulação oficial da sessão ordinária Deputado Jovem será realizada no dia 18 de setembro, das 10 às 17 horas, no Plenário Dirceu Cardoso da Ales.
Eleição
Para escolher os cinco Deputados Jovens que iram representar a escola, uma eleição foi realizada com dez candidatos que se apresentaram aos estudantes, por meio de um comício, em que puderam apresentar e divulgar suas propostas. Os alunos eleitores fizeram perguntas aos candidatos, para que fosse possível esclarecer as dúvidas e decidir por seu candidato favorito.
Os cinco mais votados ocupam, portanto, as vagas titulares e o sexto lugar será o suplente. Após divulgação dos Deputados Jovens que representarão a escola, juntamente com professores e coordenadores, terão a tarefa de elaborar uma lei que passará por uma sessão plenária.
A diretora da escola Mayara Lima Cândido destaca a felicidade da escola em ganhar representatividade por meio do projeto. “Os alunos criaram um clube de política, com a necessidade de entender um pouco sobre o cenário político atual. E, com a participação da escola no projeto, os alunos terão a oportunidade de aprender na prática”, destacou.
Para o estudante Pedro Ramos, da 2º série do Ensino Médio, o projeto é oportunidade aprender um pouco mais sobre a política. “O projeto possibilita a inserção da sociedade na Casa de Leis, oportuniza o conhecimento da estrutura organizacional e das atividades parlamentares e, ainda, estimula os alunos a participarem dessa rotina”, disse.
FOTO: Divulgação / Sedu
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