Para ensinar acentuação ortográfica de maneira lúdica e didática, a professora de Língua Portuguesa, Jamille Almeida Gabriel Rubim, da Escola São Domingos, de São Domingos do Norte adaptou um jogo disponível na internet, chamado “Jogo da Acentuação”, para a realidade dos estudantes.
A turma do 7ª ano do Ensino Fundamental foi dividida em grupos de até quatro participantes. Cada grupo recebeu um tabuleiro com palavras que recebem acentos, um dado e peões de identificação do jogador.
Na trilha da acentuação, os jogadores decidem quem vai iniciar a partida, jogando o dado para definir. O número indicado no dado corresponde a casa que o peão deve ficar e a palavra que deverá ser analisada. Se o participante acertara a regra ortográfica da palavra, permanece onde está. Caso erre, volta para a casa onde estava. Quem chegar ao final da trilha primeiro é o vencedor da partida.
A atividade deu tão certo que a professora pretende continuar seguindo o caminho. “Essas brincadeiras propiciam um conhecimento mais dinâmico e lúdico, menos cansativo aos estudantes. A ideia do jogo veio como uma ferramenta no auxílio da aprendizagem, uma vez que trouxe o envolvimento de todos os alunos. Já estou pensando em um novo jogo para ensinar o próximo conteúdo de ortografia”, completou a Jamille Rubim.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)