Seis peritos oficiais criminais (Poc’s) da Polícia Civil do Espírito Santo participaram do 3º Encontro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e 6º Encontro Nacional de Química Forense, realizado no início deste mês, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. Durante o evento, um dos trabalhos apresentados pelos peritos foi premiado como o melhor na Toxicologia Forense.
Com o tema “Morte por Inalação de Gás de Refrigeração R-22: Relato de Caso”, a perita Amanda Vieira apresentou seu trabalho na forma de pôster e venceu em sua categoria. Durante o Congresso também apresentaram trabalhos as peritas Josidéia Mendonça e Mariana Peres, do Laboratório de Toxicologia Forense, além das peritas Bianca Merlo e Quézia Sartori, do Laboratório de Química Forense, e do chefe do Departamento de Laboratório Forense, perito Fabrício Pelição.
Entre os trabalhos apresentados está o da perita Bianca Merlo, que aprimorou uma técnica e resultado foi o trabalho "A Análise de Resíduos de Líquidos Inflamáveis Derivados do Petróleo em Amostras Forenses Provenientes de Locais de Incêndio por SPME-GC/MS".
Trabalhos apresentados
O chefe do Departamento de Laboratório Forense, o perito Fabrício Pelição, apresentou seu trabalho: A Análise toxicológica forense de intoxicação por cianeto: Relato de dois casos. “Esse trabalho foi realizado em parceria com a Polícia Federal que recorreu aos préstimos do Laboratório de Toxicologia do nosso Estado. Além disso, gerou uma publicação internacional de mesmo título”, informou. Ele também ministrou a palestra “Quantificação de Substâncias de Interesse na Toxicologia Forense”.
Com o título “Análise Toxicológica em Conteúdo Estomacal: Uma Nova Abordagem de Clean-Up, a perita Mariana Peres explicou como desenvolveu seu trabalho e os benefícios dele.
Já Josideia apresentou o trabalho cujo título é: “Drogas Facilitadoras de Abuso Sexual: Importância na Toxicologia Forense”.
Durante o evento também foi lançado o livro “Toxicologia Forense”, que contou com a participação autoral dos peritos Fabrício Pelição, Mariana Peres e Jauber Pissinate. Além deste, durante o congresso também ocorreu o lançamento da 2ª edição do livro “Fundamentos de Química Forense”, que também teve participação autoral dos peritos Fabrício Pelição e Mariana Peres.
FOTO: Divulgação / Sesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)