Cidadãos que estão buscando formas de driblar a crise com o objetivo de empreender e gerar renda devem se inscrever, até o próximo domingo (16), em uma das 300 vagas de cursos gratuitos no bairro Serra Dourada II, e mais 300 em Novo Horizonte, no município de Serra.
As qualificações nos dois locais estão sendo ofertadas pelo Governo do Estado, por meio do projeto OportunidadES, realizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
“De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), a tendência deste ano é que a parcela de profissionais autônomos no Brasil chegue a 42% do número total de ocupações no mercado. Por isso, estamos levando cursos gratuitos para a população adquirir conhecimento, incentivando a busca pelo empreendedorismo a fim de gerar renda”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.
Já no bairro de Novo Horizonte, os cursos compõem uma parceria entre o OportunidadES e o Ocupação Social, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). "Os resultados que já conseguimos de jovens que em pouco tempo voltaram para a sala de aula ou para o mercado de trabalho mostram que estamos no caminho certo. Conquistamos este diferencial porque estamos ouvindo dos jovens o que eles querem fazer", salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
Inscrições
As inscrições para concorrer às vagas no bairro Serra Dourada II podem ser realizadas apenas no site www.oportunidades.es.gov.br. Já para o bairro Novo Horizonte, os interessados podem se inscrever no www.oportunidades.es.gov.br e também no www.direitoshumanos.es.gov.br. O prazo de inscrições para as duas regiões termina no dia 16 de julho.
Aulas
A matrícula será realizada na primeira aula, sendo indispensável que os selecionados apresentem um documento original com foto (identidade ou carteira de trabalho) e cadastro de pessoa física (CPF), uma cópia de comprovante de residência e a assinatura da ficha de matrícula, que será distribuída no primeiro dia de aula.
Para a confirmação da matrícula é necessário que os classificados compareçam à aula inaugural de cada região.
Resultado
As listas dos classificados e suplentes serão divulgadas no dia 16 de julho, nos mesmos sites de inscrição (www.oportunidades.es.gov.br e www.direitoshumanos.es.gov.br).
Requisitos
São pré-requisitos para concorrer a uma das 300 vagas no bairro Novo Horizonte: ter pelo menos 16 anos de idade, residir no município onde o curso será realizado e ter o Ensino Fundamental II Incompleto (podendo ser matriculado o aluno que comprovar saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas).
Já no bairro Serra Dourada, é necessário apenas ter a partir de 16 anos de idade, sendo priorizados os moradores da região.
FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)