O morador de Feu Rosa, na Serra, e Jardim Asteca, em Vila Velha, que quer aprender uma nova profissão já pode se inscrever em uma das 600 vagas disponíveis nos cursos de qualificação profissional gratuitos do OportunidadES.
São 14 opções de cursos disponíveis em Feu Rosa e em Jardim Asteca. Para se inscrever basta acessar o site do projeto www.oportunidades.es.gov.br. As inscrições terminam neste domingo (03). No site o candidato também encontra o edital com todas as informações necessárias sobre vagas, listas dos aprovados, início das aulas e formaturas.
Os cursos são presenciais e as vagas estão divididas em 300 para cada bairro. Em Jardim Asteca o benefício é oferecido pelo projeto OportunidadES, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O secretário da Secti, Vandinho Leite, destacou que o objetivo dos cursos realizados nos bairros. “O objetivo é gerar renda e contribuir com um futuro melhor para os cidadãos capixabas. O OportunidadES é isso: dar a população o direito de escolha de uma nova profissão de forma totalmente gratuita, para que a crise econômica possa ser driblada com mais facilidade”, destacou o secretário.
Já no bairro Feu Rosa os cursos são fruto da parceria entre a Secti e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), que desenvolve o programa Ocupação Social. “Nossa missão, enquanto Governo do Estado, é levar cada vez mais oportunidades a quem mais precisa, e é isso o que está acontecendo. Com esses cursos chegando até os jovens, eles terão a chance de construir uma nova trajetória, com qualificação profissional gratuita e de qualidade”, salientou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.
Lista de Aprovados
A lista de aprovados estará disponível para acesso no dia 06 de setembro no site do projeto: www.oportunidades.es.gov.br.
Aulas
A aula inaugural acontece dia 13 de setembro em Jardim Asteca e 19 de setembro em Feu Rosa. A presença dos selecionados no evento de boas-vindas aos alunos é obrigatória para efetivação da matrícula.
As aulas posteriores serão ministradas no CRAS de Jardim Asteca e na Igreja Evangélica Batista Feu Rosa.
Seleção
Os pré-requisitos para se inscrever no projeto OportunidadES são: ter idade mínima de 16 anos e residir no bairro ou município onde o curso será realizado.
Já para o OportunidadES, em parceria com o Programa Ocupação Social, o candidato também deve ter o Ensino Fundamental II Incompleto e/ou saber ler, escrever e efetuar operações matemáticas básicas.
FOTO: Divulgação / Secti
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)