24/01/2017 00h01

Ocupação Social: 60 vagas em cursos de empreendedorismo

A primeira ação de 2017 do Programa Ocupação Social vem do Comunidade Empreendedora, projeto do Sebrae-ES que já está com 60 vagas abertas para três turmas, todas no bairro Central Carapina, na Serra. As inscrições seguem até dia 1º de fevereiro e são feitas on-line, com o link para preencher a ficha de cadastro disponível no site www.direitoshumanos.es.gov.br.

A idade mínima para participar é de 16 anos. “As ações desenvolvidas para o Ocupação Social levam em consideração o nosso público principal, que é o jovem. Queremos garantir oportunidades, principalmente nos bairros de maior vulnerabilidade social”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Cesar Pompeu.

Atividades - As 60 vagas estão distribuídas em três turmas, sendo 20 para o curso Crescendo e Empreendendo, com 12 horas de carga horária, e 40 vagas para o Virada da Comunidade, que abrirá duas turmas, cada uma com 16 horas de duração.

As atividades vão acontecer em dois espaços. A EEEF Jones José do Nascimento vai receber a turma do Crescendo e Empreendendo, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, e uma das turmas do Virada da Comunidade, com aulas de 13 a 17 de fevereiro. Nessa mesma semana, a outra turma do Virada tem aulas na ONG Vovô Chiquinho. Os dois espaços ficam em Central Carapina: a escola está na Rua Distrito Federal, n° 3; enquanto a ONG está na Rua Florianópolis, nº 17.

Oportunidades - Enquanto o primeiro curso ajuda a pensar em uma ideia de negócio, apresentando técnicas e habilidades empreendedoras juntas com diferentes formas de atuação no mercado; o segundo ajuda a transformar uma ideia em um negócio lucrativo (ou a melhorar uma empresa que já existe). No Virada da Comunidade, a melhor ideia apresentada entre os participantes ainda pode ganhar uma vaga no curso Empretec, do Sebrae.

A previsão é de que sejam ofertadas, durante o ano de 2017, 720 vagas no Comunidade Empreendedora. Essas 60 oportunidades são as primeiras com inscrições já iniciadas, com estimativa de lançar outras 160 vagas em março.

Ocupação Social - O programa do Governo do Estado tem como principal objetivo a redução dos índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, ações de promoção e de formação em empreendedorismo, junto com projetos que favoreçam a geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas.

FOTO: Divulgação / Sedh

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard