Na manhã de ontem, uma comitiva de autoridades do Governo do Estado, lideranças empresariais e integrantes da bancada federal visitou as obras de ampliação do principal aeroporto do Espírito Santo, o Eurico de Aguiar Salles, em Vitória.
Eles conferiram, in loco, o andamento do cronograma. Até o momento, 65% dos trabalhos foram concluídos. A obra, que é de responsabilidade do Governo Federal, foi retomada em junho de 2015 e a previsão é de que seja entregue em setembro deste ano. O investimento total é de R$ 523,5 milhões.
Durante a visita, o governador Paulo Hartung ressaltou que as obras para modernização do Aeroporto de Vitória são fundamentais para garantir competitividade sistêmica ao Estado, além de ofertar mais segurança e comodidade aos passageiros e profissionais que atuam no local. Hartung ressaltou que a bancada federal tem tido atuação importante na fiscalização da obra e na solução de empecilhos.
"Essa obra é extremamente significativa para o Espírito Santo pela infraestrutura competitiva que vai conceder ao Estado. Nossa visita tem como objetivo mostrar aos capixabas a evolução das obras que estão estruturando um parque aeroportuário compatível com a economia e o porte socioeconômicos do Estado. Um cartão de visita à altura da pujança da economia e das belezas naturais do Estado", exclamou Paulo Hartung.
Passageiros
Atualmente, segundo a Infraero, cerca de 1,3 mil homens trabalham nas obras. As equipes estão realizando instalações hidráulicas e elétricas para, em seguida, começar os serviços de acabamento.
O novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões (hoje) para 8,4 milhões. A pista também ficará maior, passando de 1.750m (hoje) para 2.058m e, no futuro, será possível receber voos internacionais.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, a ampliação do aeroporto também trará benefícios para a cadeia de logística capixaba. “Teremos novas oportunidades para o setor de transporte de cargas”, assinalou. O subsecretário de Estado de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga, acredita que as obras vão gerar melhorias que logo serão percebidas pela população. “Os capixabas se surpreenderão positivamente com as instalações do novo aeroporto”, afirmou.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)