Obras dos compositores Villa-Lobos e Mendelssohn serão apresentadas para o público capixaba nesta quarta (08) e quinta-feira (09), às 20 horas, no palco do tradicional Teatro Carlos Gomes. Sob a batuta do maestro adjunto Leonardo David, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) destaca a participação do solista pernambucano Deyvisson Vasconcelos, no fagote.
Os ingressos, sempre a preços populares, podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro Carlos Gomes.
Do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, serão apresentadas duas obras: o Prelúdio, das Bachianas Brasileiras nº 4 e a Ciranda das Sete Notas, peça escrita em 1933, para fagote solo e orquestra de cordas.
De acordo com o maestro da Oses, Helder Trefzger, a obra permite ao solista mostrar todo o seu potencial técnico e expressivo. “Além da riqueza da parte do solista, o acompanhamento, feito por uma orquestra pequena, ajuda a valorizar o equilíbrio sonoro e a ressaltar a melodia do solista”. O maestro ressalta ainda uma curiosidade: o próprio compositor regeu essa obra com a Sinfônica de Viena, em maio de 1955.
Para completar o programa, a célebre Sinfonia nº 3, composta pelo alemão Felix Mendelssohn, entre 1841 e 1842, conhecida como Sinfonia Escocesa.
Solista
Destaque para o solista da noite, o fagotista de Pernambuco Deyvisson Vasconcelos, integrante da Sinfônica do Espírito Santo. Com sua formação inicial voltada para o clarinete, instrumento que chegou a cursar até o quarto período de graduação na Escola de Música da Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ), resolveu mudar de instrumento e dedicar-se inteiramente ao estudo do fagote.
>> Séries Quarta e Quinta Clássicas
:: Obras de: Villa-Lobos e Mendelssohn
Regência: Leonardo David (maestro)
:: Solista: Deyvisson Vasconcelos (fagote)
:: Data: quarta (08) e quinta-feira (09), às 20 horas
:: Local: Teatro Carlos Gomes
:: Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro. Telefone: 3132-8399
FOTO: Divulgação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)