Atenção, condutores! A partir da meia-noite de quinta (02) para sexta-feira (03), quatro novos trechos de rodovias estaduais passam a ser monitorados por equipamentos eletrônicos, que vão autuar os motoristas que cometerem excessos de velocidade. Os equipamentos foram instalados em locais onde há concentração de pessoas e histórico de excesso de velocidade por parte dos condutores. Uma medida de segurança não só para motoristas, mas também para ciclistas e pedestres.
Nos trechos de rodovias onde já foram instalados equipamentos de fiscalização, houve redução de acidentes e da gravidade dos impactos, tendo em vista que mais de 99% dos condutores respeitam o limite de velocidade da via. Antes da operação dos equipamentos, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) faz um estudo de viabilidade, considerando, por exemplo, o histórico de acidentes nos trechos.
Antes de começarem a notificar, os equipamentos passaram por um período de testes, também para que os motoristas se habituassem à presença deles. Também há sinalização alertando os condutores sobre a presença dos aparelhos e a velocidade permitida no local. Foram instalados equipamentos nos municípios de Anchieta, Nova Venécia, São Gabriel da Palha e São Mateus.
Os aparelhos de São Mateus, implantados em semáforos, além de autuarem por excesso de velocidade, também vão flagrar avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres. “Os equipamentos eletrônicos coíbem infrações de trânsito e preservam vidas. Eles têm uma função educativa. Observamos que, nos locais onde há fiscalização eletrônica, há uma redução de ocorrências, e o DER-ES sempre atuará no sentido de garantir mais segurança a quem transita nas rodovias estaduais”, explica o diretor-geral do DER-ES, Enio Bergoli.
Autuação não chega a 1 %
As taxas de autuação dos equipamentos de fiscalização eletrônica, considerando o número de veículos passantes, variam entre 0,05% e 0,08%. A baixa taxa de autuação dos aparelhos comprova que eles são uma importante ferramenta para a educação dos condutores. É preciso considerar, também, que nem toda autuação se converte em multa, pois existem os recursos.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 320, prevê que toda a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, fiscalização e educação para o trânsito.
FOTO: Divulgação / DER
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