Aquele ditado popular que diz: “aqui são elas que mandam” é a mais pura realidade vivida na Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), autarquia responsável pela produção do Diário Oficial do Estado. Desde a diretoria-geral até as cinco gerências, todos os postos são ocupados por mulheres. Além disso, o gabinete de gestão conta com mais duas servidoras que atuam nas reuniões. A exceção fica por conta apenas da diretoria-setorial. E nesta sexta-feira (08), data em que o mundo se une para lembrar o Dia Internacional da Mulher, as gestoras falam sobre o significado da data para cada uma delas.
Para a diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, ser mulher, mãe e estar à frente de uma instituição é sempre muito desafiador. “Ser mulher e mãe neste mundo tão competitivo muitas vezes significa enfrentar obstáculos adicionais. No entanto, acredito que nossa capacidade de superação e nossa habilidade de encontrar soluções criativas nos tornam mais fortes. Neste Dia Internacional da Mulher, quero celebrar todas mulheres, especialmente as servidoras públicas, que estão desbravando caminhos e inspirando outras mulheres a seguirem seus sonhos”, destacou.
A gerente de Recursos Humanos do DIO/ES, Jocimara Martins, é responsável pela vida funcional de todos os servidores da autarquia e vê no dia 8 de março uma forma de reafirmação da mulher. “O Dia Internacional da Mulher é uma lembrança vital de que a igualdade de gênero é uma busca constante, reafirmando a importância da nossa voz, presença e contribuição em todos os níveis da sociedade”, falou.
A gerente de Orçamento e Finanças, Letícia Mavigno do Vale ressaltou o empoderamento feminino: “O Dia Internacional da Mulher significa para mim a celebração do empoderamento da mulher e do reconhecimento do seu papel fundamental na sociedade, assim como nossa constante luta pela igualdade de gênero.”
Já Renata Belmiro, gerente de Comunicação, centrou na importância da valorização das mulheres. “Como profissional, mãe e esposa, o Dia Internacional da Mulher representa a importância de reconhecer, valorizar e apoiar as mulheres em todas as áreas da vida. É uma oportunidade de amplificar as vozes das mulheres, destacar suas contribuições significativas em todos os aspectos da sociedade e reafirmar nosso compromisso contínuo com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino”, disse.
A gerente de Atendimento e Publicações, Joyce Oliveira dos Santos Muniz, falou sobre a unificação das lutas das mulheres. “O dia oito de março significa a luta e a busca pela igualdade. Antes era uma luta centrada no machismo, e hoje também é contra o feminicídio, a busca pela igualdade salarial, dentre outras barreiras que precisamos superar”, pontuou.
E, assim como Joyce, a gerente de Administração Geral, Solange Costa, também contextualizou as lutas femininas “É o momento para refletir e relembrar o caminho percorrido com muita luta, em busca dos nossos direitos”, ponderou.
Para a advogada Liliane Nascimento, Analista do Executivo, o momento revela a união de forças das mulheres. “O Dia Internacional da Mulher significa a união das mulheres. É o momento de lembrarmos que independentemente de onde cada uma esteja, a gente tem sempre alguma mulher para nos apoiar e retribuirmos este apoio”, descreveu.
Marília de Fátima Gonçalves Lima, assessora técnica que atua no gabinete, acredita que a data sirva como um alerta: “Demarca o despertar da consciência feminina sobre a necessidade de ter seus direitos reconhecidos. Serve também de alerta para o mundo sobre os graves problemas de gênero que infelizmente ainda persistem.”
Você sabia?
Dos 39 servidores atuantes no DIO/ES atualmente, 20 são mulheres.
Das cinco gerências da autarquia, quatro são compostas quase exclusivamente por mulheres, com apenas um homem em cada uma. São elas: Gerência de Administração Geral (GAG), Gerência de Comunicação (GC), Gerência de Recursos Humanos (GRH) e Gerência de Orçamento e Finanças (GOF).
Texto: Stephanie Oliveira
Foto: Edgard Lima
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro (renata.nascimento@dio.es.gov.br) e Stephanie Oliveira (stephanie.oliveira@dio.es.gov.br) / (27) 3636-6904