Outros pontos da Grande Vitória, além dos terminais de ônibus, contarão com atividades do Movimento 21 Dias no mês de janeiro. Quem passar pelo calçadão de Camburi, na Capital; próximo à ponte de Nova Almeida, na Serra; e pela feira livre de Campo Grande, em Cariacica, poderá ver em uma exposição quanto existe de açúcar e de gordura em alguns alimentos. Além de receber esse alerta, será possível aferir a pressão, conferir o peso e a altura e aprender técnicas de alongamento (veja a programação completa abaixo).
Desde o dia 05 de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando essas atividades itinerantes para divulgar a nova etapa do Movimento 21 Dias, que traz como slogan a frase “Uma vida saudável não pode parar”. O objetivo continua o mesmo: motivar as pessoas a buscarem uma vida saudável por meio de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física.
O Movimento 21 Dias está com 15 novos desafios, cinco em cada um dos três eixos: alimentação saudável, atividades físicas e convívio familiar. Agora, o usuário é desafiado a dar passos mais significativos em benefício de sua saúde, tomando atitudes como reduzir o consumo de alimentos com carboidratos simples, como arroz, batata e biscoito; espreguiçar ao acordar; e elogiar as atitudes positivas do próximo.
O Movimento
A proposta do Movimento 21 Dias é ajudar o cidadão a começar uma mudança de hábitos de forma fácil e divertida, pois estudos mostram que depois de 21 dias seguidos o organismo começa a se adaptar e a nova atividade fica mais fácil de ser realizada.
Na página do Movimento 21 Dias, as pessoas são apresentadas a três grupos de desafios: alimentação saudável, atividade física e convívio familiar. Cada um destes eixos oferece 12 desafios ao participante. A pessoa pode escolher mais de um desafio ao mesmo tempo e também pode convidar amigos, família e colegas de trabalho para fazer parte deste movimento, gerando assim uma disputa saudável.
O Movimento 21 Dias também oferece dicas para superar os desafios propostos. Tudo pode ser conferido no site (www.movimento21dias.com.br) ou no aplicativo, que está disponível para aparelhos com sistema Android e iOs.
Confira a programação
- Hoje
:: Local: Terminal de Campo Grande
:: Horário: 8h às 10h e 13h às 15h
- Quarta-feira (04)
:: Local: Terminal de São Torquato
:: Horário: 8h às 10h e 13h às 15h
- Quinta-feira (05)
:: Local: Terminal de Itacibá
:: Horário: 8h às 10h e 13h às 15h
- Sexta-feira (06)
:: Local: Terminal de Laranjeiras
:: Horário: 8h às 10h
:: Local: Terminal de Jacaraípe
:: Horário: 13h às 15h
- Domingo (08)
:: Local: Calçadão de Camburi
:: Horário: 8h às 12h
- Segunda-feira (09)
:: Local: Terminal de Vila Velha
:: Horário: 8h às 10h
:: Local: Terminal de Jardim América
:: Horário: 13h às 15h
- Terça-feira (10)
:: Local: Terminal de Itaparica
:: Horário: 8h às 10h
:: Local: Terminal do Ibes
:: Horário: 13h às 15h
- Quarta-feira (11)
:: Local: T. de Jardim América
:: Horário: 8h às 10h
:: Local: Terminal de Carapina
:: Horário: 13h às 15h
- Domingo (15)
:: Local: Próx. à ponte em Nova Almeida
:: Horário: 8h às 12h
Domingo (22)
:: Local: Feira Livre em Campo Grande
:: Horário: 8h às 12h
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo