12/04/2018 08h04 - Atualizado em 12/04/2018 08h37

Mil vagas de estágio para estudantes de licenciatura

Oportunidades para estudantes de ensino superior. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, na tarde de ontem, a abertura de mil vagas de estágio por meio do programa Bolsa Estágio Formação Docente. Poderão participar estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras Português, Matemática, Química e Pedagogia, e as inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.ciee-es.org.br, a partir desta sexta-feira (13).

As oportunidades são para universitários devidamente matriculados e cursando a partir do 4º período de instituições públicas ou privadas regularizadas conveniadas com a Sedu.

“São mil vagas para estágio nas escolas estaduais abertas para jovens que estejam fazendo licenciatura e que desejam ser professores. Nós vamos acolher esses estudantes para que eles possam vivenciar o dia a dia das escolas. As escolas serão um laboratório real”, explica o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Das mil vagas, 312 serão abertas para estudantes de Letras, 288 de Pedagogia, 248 de Matemática, 83 de Biologia, 39 de Química e 30 para Física.

As vagas são destinadas às escolas estaduais distribuídas nas 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs), com previsão de início do estágio em junho de 2018.

Os aprovados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 680,42, que corresponde ao valor da bolsa e o vale-transporte. A jornada de trabalho será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.

Inscrição e seleção

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site do CIEE-ES - www.ciee-es.org.br, a partir desta sexta-feira (13) até 23h59 do dia 27 de abril. No ato da inscrição o estudante deverá indicar em qual Superintendência Regional de Educação (SRE) pretende atuar, podendo indicar apenas uma SRE.

Os estudantes classificados além do número de vagas disponíveis constituirão cadastro reserva, podendo ser chamados no prazo máximo de 12 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado.

O edital com todos os detalhes sobre a seleção está publicado nesta edição do Diário Oficial do Estado.

Contratação

Na nova estrutura do Programa, além dos estagiários, serão contratados também profissionais da rede estadual e das Instituições de Ensino Superior conveniadas que, por meio de um trabalho conjunto, vão promover a ampliação da assistência e coordenação dos licenciandos durante sua formação inicial.

Atualmente, 42 Instituições de Ensino Superior estão conveniadas com o programa (Ufes, Ifes e particulares).

Mais oportunidades

A Sedu anunciou também, na tarde de ontem a abertura de processo seletivo para contratação de profissionais em designação temporária (DT) para o cargo de auxiliar de secretaria escolar. As vagas são destinadas para cadastro reserva, com previsão de contratação imediata de 600 profissionais. Os demais candidatos serão chamados de acordo com as necessidades da Secretaria.

As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, no site www.selecao.es.gov.br, a partir das 10 horas da sexta-feira (13) até 17 horas do dia 20 de abril.

O edital com todos os detalhes sobre a seleção está publicado nesta edição do Diário Oficial do Estado.

Cadastro reserva

De acordo com a Lei Complementar 809/2015, os contratos em designação temporária podem ser de até 24 meses, sendo a vigência de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, após avaliação de desempenho dos profissionais contratados.

Atualmente, 2.231 auxiliares de secretaria escolar atuam na rede pública estadual e já passaram pela avaliação de desempenho.

Seleção

A etapa de inscrição e a classificação serão totalmente informatizadas. Já a etapa de comprovação de títulos compreenderá: convocação para entrega e comprovação dos documentos, sendo esta etapa eliminatória.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard