Na manhã de hoje (05), a microrregião central-serrana receberá a instalação do Conselho Regional de Desenvolvimento. O evento será realizado às 09h30, na Casa de Cultura de Santa Teresa.
Na ocasião, representantes do Poder Executivo municipal, Poder Legislativo, setor produtivo, entidades locais e demais organizações da sociedade civil poderão indicar seus representantes para a formação do conselho. Compõem e microrregião central-serrana os municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa.
Durante o evento, serão apresentados os objetivos do Plano Regional de Desenvolvimento, além dos potenciais da microrregião. Para o coordenador executivo do Plano de Desenvolvimento Regional, o subsecretário de Estado de Desenvolvimento, Paulo Menegueli, a concretização das ações do conselho depende de esforço conjunto de todas as entidades envolvidas no projeto.
“A microrregião central-serrana possui grande potencial de desenvolvimento, seja no turismo, na culinária, na agricultura ou atração de novas empresas. Vamos empenhar cada vez mais esforços para que essas características se transformem em geradores de trabalho e renda, contribuindo para maior crescimento desses municípios. No entanto, precisamos que o poder público e a demais entidades que compõem o conselho nos ajudem a traçar as principais diretrizes desse programa’, explica Menegueli.
Conselhos
Ao todo, nove conselhos serão instalados até o mês de setembro. Até o momento, quatro microrregiões já elegeram seus representantes.
O primeiro conselho foi instituído no dia 16 de maio, contemplando a microrregião central-sul. O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, e o prefeito de Vargem Alta, João Altoé, foram os indicados para desempenhar as funções de presidente e vice-presidente, respectivamente.
No dia 30 de maio, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Litoral-Sul foi implantado, tendo como presidente o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri.
Já o Conselho Regional da microrregião do Caparaó tem como presidente a prefeita do município de Guaçuí, Vera Costa. O prefeito de Ibitirama, Reginaldo Simão, responderá como vice. A formação foi realizada no dia 13 de junho.
No dia 28 de junho foi implantado o Conselho Regional de Desenvolvimento da Microrregião Sudoeste Serrana, que terá como presidente o prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto. O prefeito de Laranja da Terra, Josafa Storch, responderá como vice.
Na Grande Vitória, as ações serão realizadas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), que reúne os sete municípios que compõem a região – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão.
Desenvolvimento
O Plano Regional de Desenvolvimento foi lançado pelo Governo do Estado no dia 10 de abril, em Cachoeiro de Itapemirim. O coordenador executivo do Plano, o subsecretário Paulo Menegueli, explica que o objetivo dos conselhos é criar um ambiente de articulação e integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área e buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável.
FOTO: Divulgação / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)