09/05/2018 08h03 - Atualizado em 09/05/2018 09h20

Mais de 2,5 mil vagas para jovens talentos da Matemática

Estudantes da rede pública terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em Matemática. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, a abertura de 2.525 vagas para estudantes das redes estadual e municipais, de 44 municípios, participarem do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”.

O programa tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.

Os estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, interessados farão uma prova de seleção, em que os melhores classificados participarão do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) com aulas e encontros de aprofundamento de estudos de Matemática aos sábados.

As vagas serão ofertadas em 47 polos.Das 2.525 vagas para estudantes da rede estadual e municipal, 35% delas serão ofertadas para os estudantes premiados com menção honrosa na OBMEP 2017. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas, elas serão disponibilizadas para os estudantes das redes estadual e municipais.

Inscrições e seleção

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h da sexta-feira (11) até as 15h59 do dia 16 de maio. O estudante deverá preencher o formulário de inscrição disponível no banner do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br.

A lista de inscrições deferidas, considerando o preenchimento do formulário de inscrição e o número de inscritos equivalente a quatro vezes o número de vagas, estará disponível no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, no dia 22 de maio.

A prova será aplicada no dia 26 de maio, e o resultado deve ser divulgado em ordem decrescente de pontuação, no dia 04 de junho, no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br.

As aulas do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar.

Contratação de professores

A Sedu abriu processo seletivo para contratação de professores de Matemática para atuarem nos 47 polos como orientadores de iniciação científica, ministrando os encontros de aprofundamento de estudos para os estudantes.

Serão abertas 101 vagas para professores orientadores, distribuídas nos 44 municípios contemplados com 47 polos. O valor da bolsa mensal para a função de professor orientador de Iniciação Científica de Matemática será de R$ 500,00, com duração de quatro meses.

As vagas serão abertas para professores graduados em Matemática, por meio de curso de licenciatura ou de bacharelado.

As inscrições para a seleção já estão abertas e seguem até sexta-feira (11).

Preparando campeões

O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.

Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita, desde 2016, a todas as escolas da rede pública estadual a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, com certificados para professores regulares e alunos monitores, pelas atividades de monitoria e aprofundamentos de estudos em Matemática.

Inscrições para estudantes: de 11 a 16 de maio / www.educacao.es.gov.br

Inscrições para professores: até sexta-feira (11) / www.educacao.es.gov.br

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard