Quem deseja rememorar os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as paisagens que compõem a serra capixaba já pode se inscrever para a 14º edição do “Caminho do Imigrante”, que será realizada no dia 1º de maio. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). São quase 30 quilômetros de caminhada, entre os dois municípios, nos quais os participantes relembram as vivências dos seus antepassados, em meio a matas e cachoeiras.
O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos do APEES e as informações que estão em livros como: “Karina”, de Virginia Tamanini e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus pioneiros avós e bisavós.
O formulário para a participação está disponível no endereço: http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/html/inscri17.asp.
Programação
Santa Teresa
:: 5h30: Transporte para Santa Leopoldina (Praça Duque de Caxias)
Santa Leopoldina
:: 6h45: largada para ciclistas
:: 7h: largada para andarilhos
:: 12h: Almoço típico
:: 12h às 13h: Apresentações culturais
:: 16h: Transporte de retorno a Santa Leopoldina
:: O tráfego para veículos no percurso da caminhada estará proibido até às 12h.
FOTO: Divulgação / Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)