O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) assina amanhã uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para implantação do Polo de Astronomia no Parque Estadual Forno Grande. Após a assinatura do protocolo de intenções, será dado início aos trabalhos para a implantação do polo. No mesmo dia, às 14 horas, será feita uma homenagem ao biólogo Olavo Perim Galvão.
O objetivo da parceria entre o Governo do Estado, a Universidade e também o Ifes é criar um polo de astronomia no Parque de Forno Grande para atender a uma necessidade de estudantes, pesquisadores, observadores e comunidade em geral. Em novembro, a diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, e sua equipe se reuniram com os professores de Física da Ufes para tratar da criação da base de observação astronômica do parque de Castelo.
O professor Júlio Fabris, do Departamento de Física da Ufes é um dos coordenadores do projeto, e ressaltou a importância do desenvolvimento desse trabalho. “É uma necessidade da própria Ufes criar parcerias com outras instituições, e o Iema é essencial para a viabilização do observatório. Além disso, instalar um polo de astronomia em uma região de preservação ambiental é diferente do que já é desenvolvido nas regiões centrais das cidades. Vamos conseguir desenvolver atividades diferenciadas”, concluiu o professor.
Trilha Astronômica
Outra ação importante que também será realizada no mesmo dia, é a inauguração da Trilha Astronômica. A Trilha será uma representação em escala do sistema solar, contando com os oito planetas, representados em placas, que manterão uma distância do sol, localizado na sede do parque, proporcional a do sistema solar. A trilha vai completar um percurso de aproximadamente 2 km de distância. No dia da inauguração os gestores da unidade de conservação vão orientar e apresentar os planetas aos visitantes, que poderão conhecer um pouco sobre astronomia.
O integrante da equipe idealizadora do projeto, Maurício Castro, reforçou a importância da Trilha Astronômica. “O projeto oferece à comunidade uma oportunidade única de integrar a questão ambiental com a astronomia, levando o conhecimento científico e uma visão sustentável para a sociedade”, disse Maurício.
Homenagem
Olavo Perim era natural de Castelo e lutava contra o desmatamento no Brasil. Ele era servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Espírito Santo. Como homenagem do Estado ao biólogo, o Centro de Visitantes do Parque Estadual Forno Grande passará a se chamar Olavo Perim Galvão, pelo decreto nº 1072-S de 7 de julho de 2017.
Olavo Perim morreu aos 35, na queda de um avião da Paramazônia Táxi Aéreo fretado pelo Exército Brasileiro, que caiu no município de Cantá, no Norte de Roraima.
Conheça o parque
O relevo montanhoso que culmina no Pico do Forno Grande é o grande atrativo da região. Possui variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros. O parque conta com uma trilha que tem cachoeira e pode ser feita de forma autoguiada. Há também a Gruta da Santinha, os poços amarelos e o mirante que foram sinalizados. É possível ainda apreciar a linda coleção de fauna e flora e as paisagens exuberantes. Seus mirantes oferecem belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. O local funciona todos os dias.
:: Funcionamento: 8h às 17h
:: Localização: Forno Grande, Zona Rural de Castelo - ES
:: Contato: (28) 3542-3257 Email: pefg.iema@gmail.com
FOTO: Lauro Narciso
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)