Estudantes de seis escolas localizadas em Iconha, no sul do Estado, participam de atividades educativas sobre comportamento seguro no trânsito durante esta semana. Da última segunda-feira (07) até hoje (10), cerca de 1.400 alunos com idades entre 4 e 15 anos participam das ações do Projeto “Detranzinho Itinerante”, promovido pela equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES).
As atividades são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e têm o objetivo de conscientizar os estudantes e incentivá-los a adotar comportamentos seguros no trânsito, assim como transmitirem esse conhecimento para seus familiares.
"As atividades proporcionam um aprendizado importante sobre a conduta que deve ser adotada no trânsito que as crianças podem levar para os seus pais, além de garantir a vivência das crianças com o trânsito ao longo do seu desenvolvimento com atividades lúdicas e dinâmicas. Agradecemos e parabenizamos a equipe do Detran pelo maravilhoso trabalho desenvolvido em nossa escola" , disse Rosangela Longue, diretora da EMPEF Marcelino Biancardi.
Trânsito mais seguro
Para a professora Verônica Moreira Armani, o trabalho já desenvolvido na escola na última segunda-feira (07) foi de grande importância para a educação dos alunos no trânsito. “Nós moramos numa cidade cortada por uma BR e próximo à nossa escola tem um grande fluxo de veículos. Então, o trabalho que foi feito aqui com os estudantes hoje vai contribuir muito para a preservação das vidas na nossa comunidade”, acredita.
Depois de participar das atividades, a estudante Ester Silva Lovati, de 8 anos, também aprovou a iniciativa. “Eu acho que a educação no trânsito é muito importante porque ajuda a gente a se movimentar nas ruas. Eu gostei porque eu aprendi muitas coisas sobre o trânsito e aprendi a preservar vidas”, contou.
Ações educativas
A gerente de Educação de Trânsito e Estatística do Detran|ES, Sheila Silverol, ressalta que a equipe realiza constantemente ações educativas em escolas de todo o Estado para alertar os estudantes para a necessidade de sempre adotar comportamentos seguros no trânsito e, assim, contribuir para a redução do número de acidentes. “Preparamos uma programação voltada para os estudantes de acordo com a sua faixa etária com atividades lúdicas que prendam a atenção desses alunos. É importante que as crianças e os jovens tenham conhecimento de como se comportar porque estão no trânsito todos os dias, seja como pedestres, ciclistas ou passageiros. Mesmo ainda não sendo motoristas, eles também têm um papel importante de levar essa mensagem para casa, incentivando os seus familiares a respeitarem as leis de trânsito”, disse.
Detranzinho nas cidades
Os municípios que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para suas escolas devem fazer a solicitação por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica. O documento pode ser protocolado na sede do Departamento, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado, ou enviado para o e-mail da Coordenação de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES.
Mais informações: (27) 3315-1597 ou cocep@detran.es.gov.br
FOTO: Divulgação / Dentran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)