O Hemoes de Vitória está funcionando com horário estendido aos sábados. Desde o último final de semana, o atendimento acontece das 7 às 19 horas, com o cadastro para doação se encerrando às 18 horas. Anteriormente, a unidade estava funcionando das 7h às 13h.
Segundo a diretora-geral do Hemoes, Sibia Marcondes, o objetivo é dar mais oportunidade para as pessoas irem à unidade doar sangue, principalmente quem trabalha ou aproveita o sábado de dia para resolver outras questões pessoais. “Nos últimos tempos o número de bolsas coletadas tem caído por causa da vacinação contra febre amarela, que impede a doação de sangue por 30 dias. Muitas pessoas ainda estão sendo vacinadas e outras ainda estão com menos de 30 dias de vacinadas”, comentou a diretora, reforçando o motivo da medida.
No ano passado, a direção já havia ampliado o horário de funcionamento do Hemoes de Vitória durante a semana. Desde o dia 1º de dezembro, o atendimento de segunda a sexta-feira está sendo realizado das 7 às 19 horas, com o cadastro para doação se encerrando às 18h20. Anteriormente, a unidade funcionava das 7h às 18h.
Os horários das unidades do Hemoes em Colatina, Linhares, São Mateus e Serra não sofreram mudanças.
Doação
Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, precisam obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)