23/05/2018 08h03 - Atualizado em 23/05/2018 09h29

Inaugurada nova sede da Farmácia Cidadã em Vila Velha

O Governo do Estado inaugurou ontem a nova sede da Farmácia Cidadã Estadual em Vila Velha. A partir de agora, os usuários contarão com um espaço mais amplo que fica na avenida Luciano das Neves, nº 1942, em Divino Espírito Santo. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, estiveram presentes e visitaram o local.

Hartung destacou que a mudança do local vai ampliar o número de atendimento e ofertar mais conforto aos usuários do serviço e funcionários.
A nova Farmácia está em um espaço de 920 metros quadrados, com 180 cadeiras. Até então, o atendimento era realizado em um espaço de 440 metros quadrados e com 60 cadeiras.

Comodidade

Além da mudança de endereço, outra novidade anunciada pelo secretário é que a partir do dia 1º de junho começa o agendamento com hora marcada. Com isso, ele explicou que o tempo de espera do cidadão, que com a mudança já caiu de duas horas para 30 minutos, será ainda mais reduzido. “A partir do mês que vem vamos marcar hora e as pessoas não vão precisar chegar todas ao mesmo tempo. Isso vai dar mais conforto para quem utiliza e tem necessidade de vir à farmácia buscar o remédio. Na farmácia anterior a gente tinha um tempo médio de duas horas de espera. Nesta farmácia aqui nós estamos com 30 minutos de espera. E agora, depois que tiver a marcação, esse tempo vai cair mais ainda”, destacou.

Atendimento aprovado

A usuária da Farmácia Cidadã Estadual em Vila Velha, Erlândia Batista, vai todos os meses buscar medicamento para o marido, que faz tratamento nos rins. Segundo ela, o medicamento é caro, por isso é um benefício muito grande poder retirá-lo de forma gratuita no local. Ela destacou que a mudança foi muito boa e que o atendimento a ela prestado foi muito eficiente. “Fui atendida mais rápido. Sempre venho buscar remédio para meu esposo. Ele faz tratamento de rins e o remédio não é barato, e não temos condições de comprar. É uma ajuda muito grande. O atendimento aqui está bem melhor. A outra (farmácia) era muito tumultuada, a gente demorava muito. Essa aqui está muito melhor. Mais comodidade, espaço. Gostei muito”, disse.

No último ano, o número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs Estaduais aumentou 9,78%, em comparação a 2016, passando de 461 mil pacientes atendidos para 506.582 mil. E desde a implantação, em 2007, o número de pacientes atendidos aumentou 106,5%, já que em 2007 o total foi de 245 mil pessoas. A Farmácia também atende os pacientes da rede particular.

A expectativa é de que haja novamente um aumento na demanda, em torno de 10%, para 2018.

Em Vila Velha, são realizados uma média de 450 atendimentos por dia e são atendidos usuários de Vila Velha, Piúma, Anchieta e Guarapari.

Para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes com a cobertura de medicamentos, o Governo do Estado investiu um total de R$ 104.561.090,25 milhões em 2017. Nesse valor está inserida a compra de medicamentos padronizados e não padronizados.

O Governo do Estado mantém uma média de índice de 96% de cobertura de medicamentos, sendo este indicador um dos melhores do Brasil.

Farmácia Cidadã Estadual de Vila Velha

Funcionamento: das 7h às 17h

Novo endereço: Avenida Luciano das Neves, nº 1942, em Divino Espírito Santo.

Onde tem mais farmácia

As unidades da Farmácia Cidadã Estadual estão localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard