06/04/2018 08h04 - Atualizado em 06/04/2018 09h03

Governo do Estado entrega Rede Cuidar em Santa Teresa

A população capixaba passa a contar com mais uma unidade da Rede Cuidar, o novo modelo de atendimento integral à saúde que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, formando uma rede que está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames especializados, até a rede hospitalar.

A unidade de Santa Teresa é a segunda da Rede Cuidar entregue pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios. A primeira, em Nova Venécia, na Região Norte, está em funcionamento desde setembro de 2017. Desde então, 11.014 pessoas foram atendidas na unidade e foram realizados 31.862 exames e consultas.

Mais de 400 pessoas prestigiaram a solenidade, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, dos oito prefeitos e secretários de saúde dos municípios atendidos na unidade; da equipe da secretaria de Estado da Saúde; entre outras autoridades.

Entre os benefícios para a população com a entrega desta unidade estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; aumento da oferta de consultas e exames; redução do tempo de espera para consultas e exames; atendimento personalizado e humanizado; integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

O governador Paulo Hartung destacou que a inauguração da Rede Cuidar em mais uma região é fruto de ação coletiva do Estado e dos municípios de Santa Teresa e do entorno. Paulo Hartung destacou que a Rede Cuidar é um projeto inovador que auxilia na estruturação da contraprestação de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso aqui é um novo conceito. Na linguagem que gosto de usar, é sair do quadradinho. Com ações como esta, estamos colocando de pé a criatividade e a inovação no serviço público. É uma ação para estruturar o SUS”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, destacou que não se trata apenas da inauguração de um prédio, e pontuou que trata-se da chegada de um novo modelo de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Ele ressaltou que o nome Rede Cuidar trata-se de uma nova maneira de cuidar da saúde das pessoas.

Consultas e Exames

A unidade Cuidar em Santa Teresa iniciará com capacidade para ofertar 74.450 procedimentos ambulatoriais, entre consultas e exames especializados, por ano, podendo ampliar estes serviços conforme necessidade identificada.

Serão oferecidas na unidade seis linhas de cuidado: Mulher e da Criança de Risco, incluindo a propedêutica (etapas iniciais) de câncer de mama e de colo de útero; Hipertensão e Diabetes de alto e muito alto risco; Ortopedia; Oftalmologia; Dermatologia (câncer de pele); e Cardiologia (risco cirúrgico). Essas linhas de cuidado foram definidas após um estudo de necessidades de atendimentos na região.

Serão realizados exames de ultrassonografias, mamografias, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, Mapa, holter, fundoscopia, retinografia, laserterapia, doppler manual, radiológicos, ultrassonografias, tomografias, ceratometria, tonometria, retinografia, além de biópsias, exéreses, colposcopias e eletrocauterizações.

Rede Cuidar

Todas as regiões do Estado terão uma unidade da Rede cuidar. Além de Nova Venécia e Santa Teresa, os municípios de Linhares e Guaçuí também contarão com a Rede Cuidar, até o final deste ano.

A gerência da unidade de cuidado integral à Saúde, a Rede Cuidar em Santa Teresa, será feita pelo Hospital Madre Regina Protman. Essa foi uma decisão dos gestores do SUS na região para garantir integração com o atendimento hospitalar.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard