No mês em que se comemora o Dia do Inspetor Penitenciário, novas viaturas operacionais irão fortalecer o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Na manhã da última sexta-feira (28), foram entregues 30 veículos modelo Hilux, que serão utilizados nas unidades prisionais do Estado. O investimento total do Governo do Estado foi de R$ 4,2 milhões.
Durante a solenidade de entrega, realizada em Vitória, o governador Renato Casagrande afirmou que a aquisição oferecerá melhores condições de trabalho aos inspetores penitenciários, responsáveis pela escolta de presos.
Para Casagrande, o investimento em novas viaturas, mais preparadas, melhor adaptadas, com maior capacidade de transporte de custodiados, tem o objetivo de atender à demanda hoje existente e garantir um melhor fluxo ao processo do sistema prisional. “Mostramos que uma de nossas prioridades é a segurança pública. Vivemos uma situação de muita necessidade de acompanhamento do sistema prisional pela quantidade de pessoas que estão a mais do que comporta o sistema. Estamos fazendo muitos investimentos, como no sistema eletrônico, na busca de alternativa para ampliar essa capacidade”, lembrou.
Estrutura
Segundo ele, todos esses investimentos na estrutura e a mobilização dos servidores para dar um atendimento mais adequado servem para garantir uma proteção maior à sociedade capixaba. As novas viaturas contam com compartimento alongado e três bancos estofados, permitindo o transporte de um número maior de internos, o que irá incidir em menos viagens, além de gerar economia de combustível, manutenção e diárias.
De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, os veículos otimizarão as movimentações realizadas pela Secretaria: “Essas viaturas têm características importantes para o trabalho operacional da Sejus: podem transportar até seis presos, o que irá triplicar a capacidade de transporte existente hoje. Isso otimiza o trabalho desenvolvido, pois vamos aumentar nossa capacidade de apresentação de presos em audiências criminais, ato importante para determinar o cumprimento de pena dos custodiados”.
Cruz ressaltou também que os carros darão mais conforto e segurança para os inspetores penitenciários no transporte de internos para audiências, consultas médicas e outras movimentações.
Saiba mais
Além das viaturas, três veículos modelo Spin, com capacidade para sete passageiros, foram entregues às unidades prisionais femininas de Cariacica, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. A aquisição foi feita por meio de contrato de locação e tem como objetivo atender a eventuais imprevistos de saúde de gestantes e lactantes que cumprem pena nas unidades.
Os carros serão usados para transporte das internas em consultas de pré-natal nos Postos de Saúde, bem como no atendimento médico para os filhos das internas. O objetivo é proporcionar condições dignas, por meio de políticas de reintegração social, para pessoas privadas de liberdade.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)