24/02/2017 08h04 - Atualizado em 24/02/2017 09h23

Fames desenvolve projeto em bairros do Ocupação Social

Neste ano, os bairros atendidos pelo Ocupação Social vão receber aulas de música. O projeto Fames nas Comunidades, desenvolvido pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), começa as ações nos bairros de Jardim Carapina, na Serra, e São Torquato, em Vila Velha, com previsão para alcançar mais 13 bairros. Inicialmente, 360 vagas serão abertas, sendo 180 por bairro atendido, com opções para as oficinas de voz, de violão e de percussão. O candidato pode escolher apenas uma opção.

As inscrições para os primeiros bairros atendidos já estão abertas, e podem ser feitas através do link disponível nos sites www.direitoshumanos.es.gov.br e www.fames.es.gov.br. Para participar, basta ser morador de uma das comunidades atendidas pelo Programa Ocupação Social e ter entre 10 e 24 anos de idade. Não é obrigatório estar estudando.

“Buscamos ações de inclusão e de oportunidades a jovens que, hoje, moram em áreas de alta vulnerabilidade e em regiões que concentram historicamente muitos homicídios. Nossas ações são de prevenção e de mudança”, salientou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Cesar Pompeu.

Aprendizado

As aulas de violão, de percussão e de voz estão previstas para começar a partir do dia 20 de março, em Jardim Carapina e São Torquato, os primeiros bairros que vão receber o projeto. Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de março. Serão disponibilizadas 60 vagas para cada modalidade (voz, violão e percussão), com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Não será possível participar de mais de uma oficina.

As aulas em Jardim Carapina, na Serra, serão realizadas na sede do CAI, que fica na Rua Salvador. Já no bairro São Torquato, em Vila Velha, as oficinas acontecerão na Casa de Oração, que fica na Rua Jataí. As atividades serão desenvolvidas por instrutores contratados pela Fames, por meio de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Oportunidades

O Fames nas Comunidades também vai acontecer em outros 13 bairros atendidos pelo Ocupação Social. As aulas serão realizadas em espaços cedidos, como equipamentos públicos municipais ou estaduais, associações e instituições sociais, igrejas, entre outras opções.

Ocupação Social

O projeto desenvolvido pela Fames faz parte das ações do Programa Ocupação Social, do Governo do Espírito Santo, que tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard