Em homenagem aos 129 anos do Diário Oficial do Espírito Santo, completados no último dia 23, o Departamento de Imprensa Oficial (DIO/ES) inaugurou nesta quinta-feira (30) uma exposição permanente em comemoração à publicação, a segunda mais antiga do País.
Para a abertura da mostra foram convidados os servidores aposentados e a turma de alunos de Jornalismo da Faesa. Os estudantes vieram acompanhados dos professores Valmir Matiazzi e William Oliveira.
“É importante entender que o Diário Oficial evoluiu e é uma autarquia que está exatamente ligada no que está acontecendo no mundo. Então é interessante para que os alunos vejam que o jornalismo precisa estar alinhado ao que está acontecendo na sociedade hoje”, disse o professor William Oliveira.
Exposição
A exposição, localizada na sede do DIO/ES, em Bento Ferreira, é composta por quadros, objetos raros e máquinas antigas, que mostram a história da publicação desde a sua primeira edição, que circulou em 23 de maio de 1890, até os dias atuais.
A diretora-presidente do DIO/ES, Madalena Santana, disse que “objetivo da exposição é preservar a história de uma instituição centenária que quase foi extinta por diversas vezes, mas ressurgiu literalmente das cinzas”.
Madalena Santana também destacou a importância do Diário Oficial. “Nosso papel é dar transparência, legitimidade e universalização aos atos do poder público. Somente por meio da publicação é que as ações dos nossos governantes se tornam efetivamente válidas e podem ser levadas ao benefício da população”, completou.
Percepção
A estudante Vanessa Debona, 25, comentou que sempre teve vontade de visitar o DIO, mas ainda não tinha tido a oportunidade.
“Estou no último ano de faculdade e a visita é muito importante porque a gente conhece onde são publicadas as leis, os decretos, o que acontece no Governo e no Espírito Santo. Para nossa profissão agrega muito conhecimento”, disse.
Os servidores aposentados expressaram muito carinho pela autarquia. Valdir Freitas Guimarães, 75, trabalhou como revisor no jornal por 31 anos e fez questão de comparecer à inauguração em comemoração aos 129 anos.
“Eu trabalhava revisando as matérias e não deixava passar nada, nenhum erro. Voltar aqui dá até uma saudade”, lembrou o servidor.
Saiba mais
A mostra é composta por máquinas gráficas que estão no Diário Oficial desde a sua inauguração, como Adressógrafo Gravador e a Prensa, além das obras feitas especialmente para o prédio. Além disso, o espaço também conta com Memorial, que reúne objetos raros, como a primeira edição do Diário Oficial de 1890.
Quem tiver interesse em visitar a exposição é necessário fazer agendamento prévio pelo número (27) 3636-6908.
Serviço
Exposição Comemorativa dos 129 anos do Diário Oficial do Espírito Santo
Horário de visitação: das 9 às 17h.
Agendamento: (27) 3636-6908