13/12/2022 13h46 - Atualizado em 13/12/2022 15h16

DIO/ES muda layout da capa do Diário Oficial da Serra

A nova capa destaca agora a multissecular Igreja de São João Batista de Carapina

Ainda sob a influência da semana de comemoração do aniversário de fundação da cidade da Serra, ocorrida em 8 de dezembro de 1556, a Imprensa Oficial do Espírito Santo, após a criação da capa comemorativa de aniversário, e que trouxe a homenagem ao Mestre de Congo Antônio Rosa, chegou a vez do lançamento da nova capa do Diário Oficial da Serra, periódico que é publicado pelo DIO/ES.

Modificando a antiga ilustração de capa, que trazia a imagem da Igreja dos Reis Magos de Nova Almeida, um dos patrimônios da arquitetura nacional existentes em terras capixabas, a nova capa destaca agora a multissecular Igreja de São João Batista de Carapina, cujo início de sua construção data da mesma década da Igreja de Reis Magos, ou seja, da década de 1580 do Brasil colonial.

Além disso, a Igreja de São João Batista somente não recebeu o reconhecimento como patrimônio histórico-nacional, por ter sofrido, segundo estudos, reconstrução ou restauração em 1746, e depois, em 1870. Apesar de não ter havido, em essência, nenhuma descaracterização da edificação jesuítica de outrora. Mesmo assim, o monumento perdeu a possibilidade de integrar os equipamentos jesuíticos protegidos e integrandos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no território brasileiro.

Foi somente em 1984, que o monumento do sítio histórico de Carapina na Serra foi tombado como patrimônio histórico, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), passando até agora por mais duas intervenções: uma reconstrução na década de 1990 e uma restauração em 2000.

“É difícil descrever a alegria de concebermos por meio da Imprensa Oficial, atos simples, porém, tão relevantes e perpetuadores dos legados da história do Espírito Santo e seus primeiros desbravadores”, disse o diretor-presidente do DIO/ES, Lindomar Gomes.



Texto: Fábio Miranda / Foto: Edson Reis

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
João Carlos Cristo Coutinho/Stephanie Oliveira/Fábio Miranda
(27) 3636-6907 / (27) 3636-6908

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard