08/12/2022 18h51 - Atualizado em 09/12/2022 09h00

Diário Oficial do Espírito Santo presta homenagem aos 466 anos da Serra

Uma das cidades mais importantes e representativas do Espírito Santo, a Serra comemora nesta quinta-feira (08) os 466 anos de sua fundação. O município surgiu como a Vila de Nossa Senhora da Conceição da Serra, fundada em 08 de dezembro de 1556, pelo padre jesuíta Braz Lourenço e o cacique temiminó Maracajaguaçú.

Em homenagem à data, a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) vai estampar em suas edições um dos personagens mais importantes da história serrana: o festeiro e mestre de congo Antônio Rosa Machado, ou como era comumente chamado, Mestre Antônio de João Rosa.

Falecido no ano de 1999, o legado de Mestre Antônio Rosa está ligado à preservação e manutenção de um dos mais significativos marcos e traços na cultura capixaba, e, em seu caso em especial, a sustentação dos mitos, ritos, símbolos e a sobrevivência efetiva do Ciclo Folclórico e Religioso da Festa de São Benedito na Serra, uma das maiores festas folclóricas do Espírito Santo com 160 anos de existência.

O desenho do Antônio Rosa que passa a ilustrar a capa do Diário Oficial do Estado em comemoração aos 466 anos da Serra foi feito pelo designer gráfico Claudio Victor Araujo, a partir da fotografia mais emblemática do Mestre - registrada pelo fotógrafo e jornalista Aurélio Marques pouco antes de seu falecimento.

Para o diretor-presidente do Diário Oficial Lindomar Gomes, idealizador desta homenagem, o registro se torna ainda mais significativo neste ano de 2022. “Uma vez que os festejos de São Benedito na Serra retornam ao formato original após de dois anos suspensos em decorrência da pandemia do novo Coronavírus”, disse.

Assim, o DIO/ES faz história, mais uma vez, registrando a trajetória dessa importante cidade capixaba em momento tão simbólico para Serra e o estado do Espírito Santo.

Texto: Fábio Miranda

Imagem: Claudio Victor Araujo

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
João Carlos Cristo Coutinho/Stephanie Oliveira/Fábio Miranda
(27) 3636-6907 / (27) 3636-6908

joao.coutinho@dio.es.gov.br/ stephanie.oliveira@dio.es.gov.br/ fabio.miranda@dio.es.gov.br