23/05/2023 10h24 - Atualizado em 23/05/2023 10h53

Diário Oficial do Espírito Santo completa 133 anos cada vez mais moderno e atual

A primeira edição do Diário Oficial do Estado do Espírito Santo circulou em 23 maio de 1890. Nesta terça-feira (23), em uma data histórica para os capixabas, a Colonização do Solo Espírito-Santense, o Diário Oficial celebra 133 anos de existência. A publicação evoluiu ao longo dos anos, passando pela linotipia, papel jornal, offset, até chegar aos dias atuais, no formato totalmente digital.

“Indepedentemente do formato ou plataforma disponível, o Diário Oficial do Espírito Santo sempre cumpriu seu papel de tornar público os atos oficiais dos Poderes Constituídos do Estado. Sempre atuando com transparência, as leis, decretos, nomeações, portarias, só são efetivados depois de publicados no Diário Oficial. Isso traz ainda muita segurança para o Governo do Estado e demais publicadores, pois sempre terão um histórico de como os atos foram evoluindo ao longo dos anos”, destacou o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), Lindomar Gomes.

O diretor-presidente ressaltou ainda que uma das marcas do DIO/ES, autarquia responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), é a busca constante pela modernização. Em 2022, o órgão ganhou uma nova identidade visual, com uma marca mais adequada à realidade digital. A publicação também passou por uma renovação e ganhou um layout mais moderno e interativo. Logo na contracapa, os leitores podem clicar nos links e ter acesso aos sites de todas as secretarias e autarquias. O mesmo vale para as notícias, nas quais os conteúdos remetem ao texto completo ou informações adicionais, como editais, formulários, cadastros, outros contatos etc.

“As inovações vieram para consagrar um trabalho de mudanças e avanços planejados nos últimos tempos, a partir, principalmente, da implementação do Sistema de Publicação de matérias mais fácil e intuitivo. A autarquia também atualizou o site e as redes sociais, e adotou o aplicativo Telegram para o envio eficaz do Diário Oficial todos os dias”, ressaltou Lindomar Gomes.

Outras publicações

A Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), dando prosseguimento ao seu plano de expansão de novos projetos, passou a ser responsável pela produção do Diário Oficial do Município da Serra. A publicação também segue a linha das outras edições produzidas pelo DIO/ES, com layout moderno, dinâmico e digital.

As publicações da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) também é um dos projetos de sucesso da autarquia. No ano passado, o DIO/ES passou a produzir a edição do Diário Oficial dos Municípios Capixabas (DOM), publicação que reúne leis, portarias, normas, entre outras matérias oficiais de várias cidades do Estado.

 

Texto: Stephanie Oliveira

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação do DIO/ES

João Carlos Cristo Coutinho / Stephanie Oliveira

(27) 3636-6904

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard