04/09/2019 08h01 - Atualizado em 04/09/2019 11h21

Detran|ES autoriza sinalização em 12 municípios para proteção da vida

Com o objetivo de coibir infrações e atuar para a redução de acidentes nas vias capixabas, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), autorizou ontem, serviços de sinalização viária vertical e horizontal em 12 municípios capixabas. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.

Os municípios contemplados são: Domingos Martins, Fundão, Viana (bairro Vila Bethânia), Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Nova Venécia, Pedro Canário, Vila Pavão, Alegre, Muqui e Presidente Kennedy.

Givaldo Vieira salientou que a sinalização nos municípios é imprescindível para que as leis de trânsito sejam obedecidas pela população. “As nossas cidades passam por mudanças constantes no trânsito. Isso se deve tanto à circulação quanto pela deformidade de pavimentos, por enchentes, por crescimento do número de veículos e acidentes. Por isso, com o intuito de evitar infrações e proteger a vida das pessoas, sinalizamos e damos manutenção nas sedes e nos distritos, beneficiando também as áreas mais distantes, em diálogo com a sociedade, para oferecer vias mais seguras”, ressaltou.

O diretor-geral do Detran|ES frisou ainda que a redução de acidentes nas cidades depende fundamentalmente da atitude de cada um no trânsito. “Todos temos responsabilidade para que o trânsito seja mais gentil, do pedestre ao condutor. Pensando em conscientizar os moradores dos 12 municípios sobre atitudes corretas nas vias e para orientar sobre as mudanças feitas, nossa equipe de Educação de Trânsito realizará, após o término dos serviços, abordagens educativas em cada uma das cidades”, acrescentou Givaldo Vieira.

Principais serviços 

Dentre as intervenções relacionadas à sinalização horizontal estão a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres; faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para pessoa portadora de deficiência e para idoso; além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios; placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros, conforme projeto aprovado por cada município.

Participação popular 

Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do órgão, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar e sociedade civil organizada, que podem opinar, em audiências públicas, sobre as principais necessidades do trânsito nas localidades.

Participaram também da solenidade os prefeitos dos municípios beneficiados com os serviços; o diretor técnico do Detran|ES (respondendo) George Pereira Alves e as principais lideranças das cidades contempladas.

FOTO: Hélio Filho

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard