O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) continua com as ações educativas de verão em 2017 e deu início à programação do ano no último fim de semana em praias de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Aracruz, no sábado (07) e no domingo (08). As atividades serão realizadas em praias de todo o Estado e também na entrada e na saída de shows, até o carnaval, com o objetivo de conscientizar moradores e turistas sobre a importância de se divertirem mantendo a segurança no trânsito e, assim, reduzir o número de acidentes nas ruas e estradas capixabas.
Durante as ações, nos meses de Janeiro e Fevereiro, a equipe do Detran|ES realizará atividades educativas de conscientização, orientando as pessoas sobre o quanto é perigoso combinar consumo de bebida alcoólica e direção. O público participará de jogos interativos e receberá brindes e material informativo sobre o tema da campanha “Bebida e direção”, que este ano utiliza a frase #eunãofaçoessamistura.
A diretora técnica do Detran|ES, Edina de Almeida Poleto, acredita que com as ações espalhadas em praias de norte a sul do Estado será possível chamar a atenção do condutor e de todos que fazem parte do trânsito, como pedestres e ciclistas, para uma atitude consciente no trânsito. “Nosso objetivo é que todos se divirtam e voltem para casa com segurança para que possam passar as férias nas praias e retornar no próximo ano, não arriscando a própria vida, a de seus familiares, amigos e demais pessoas na via. É importante que todos tenham a consciência de que, se for beber, o motorista não deve dirigir. É importante sempre ter alguém que possa fazer o trajeto com segurança, seja o motorista da rodada ou utilizando o serviço de taxi, por exemplo”, orienta.
Campanha - Desde dezembro, o Detran|ES está com a campanha “Bebida e direção” no ar em TV, rádio, jornal e internet, fazendo um alerta aos motoristas sobre os riscos de misturar bebida e direção e como essa escolha pode ter consequências trágicas, além de programação de ações em praias da Grande Vitória e em shows.
A campanha usa o mote ‘Se você pensar na consequência, não faz essa mistura’ e faz um alerta para o poder de escolha do motorista, enfatizando que a consequência dessa mistura não é considerada um acidente, e sim um ato intencional, que pode levar à perda de momentos com a família, com amigos e à interrupção do futuro.
O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, destaca que a ideia é mostrar ao condutor que ele tem o poder de tomar suas decisões. “É o condutor que decide se vai beber e dirigir, e essa escolha leva a uma consequência. Queremos mostrar que não é apenas uma fatalidade, é uma escolha e é intencional”, ressalta.
FOTO: Divulgação / Detran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)