24/05/2022 15h36 - Atualizado em 24/05/2022 15h39

Departamento de Imprensa Oficial completa 132 anos e lança nova marca

Além da nova marca do DIO/ES, o Diário Oficial do Estado ganha novo layout. 

O Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) completou 132 anos no dia 23 de maio. Para comemorar, a autarquia ganhou uma nova marca e lançou também um novo layout do Diário Oficial do Estado. Mais moderna, dinâmica e adequada à realidade digital, a nova marca representa a atual fase do Departamento de Imprensa e do Diário Oficial.

“Esta nova marca conversa com a inovação, um dos pilares do Planejamento Estratégico do Governo do Estado. Ao mesmo tempo que provoca uma ruptura, a marca consegue mesclar a modernidade com a tradição de mais de 100 anos como veículo de informação oficial. Além disso, é muito adequada às mudanças que já estamos implantando na autarquia e que vamos implantar de forma ainda mais intensa daqui para frente, como por exemplo a oferta do serviço de Certificado Digital, que será um grande passo para o DIO/ES.”, pontuou o diretor-presidente do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo, Lindomar Gomes.

“É com muito orgulho e felicidade que apresentamos aos capixabas o resultado do trabalho construído pelos próprios servidores, que são aquelas pessoas que vivem e conhecem as demandas e os serviços do DIO/ES. O Diário Oficial continua sendo a fonte de informação oficial e transparente para o povo capixaba, agora mais digital e moderno”, finalizou Lindomar Gomes. 

A nova marca do DIO/ES foi construída de forma colaborativa, a partir das considerações dos próprios servidores. Os trabalhos foram coordenados pelas gerências de Comunicação (GCom) e Atendimento e Publicação (Gap).

Para o gerente de Atendimento e Publicação, Leonardo Dias, a nova identidade leva o DIO/ES para uma fase digital, na qual também estão incluídos novos serviços. “Saímos de uma fase de Diário Oficial de papel e imergimos na era digital, inclusive ofertando novos serviços, como o Certificado Digital, que passa a constar no leque de serviços oferecidos pelo Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo”, disse Leonardo Dias.

O Gerente de Comunicação, João Carlos Coutinho, enxerga nas mudanças uma conexão com o novo tempo de comunicação instantânea. “Temos que dar um passo à frente e buscar novas formas de atingir o público. São várias gerações utilizando os nossos serviços e a nova marca reflete nosso momento de busca por um lugar neste novo universo digital ao qual estaremos cada dia mais conectados e imersos”, finalizou João Carlos Coutinho.

O design da nova marca e proposta da nova diagramação do Diário Oficial do Estado, foram elaborados pelo coordenador de Projetos do DIO/ES, Claudio Victor Araujo, que realizou uma entrevista com todos os servidores da autarquia.
“Foi fundamental entendermos as experiências particulares e o que cada um dos servidores interpreta. A partir desse trabalho de absorção, procurei uma proposta que transmitisse inovação, dinamismo e atualidade, respeitando a história. Considero que a nova marca e o novo layout seguem caminhos de um mundo virtual que tange à nossa realidade”, explicou Claudio Araujo. 

Edição Especial 

Na segunda-feira (23), também foi lançada a edição especial apresentando ao público a nova marca do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo e o novo layout do Diário Oficial do Estado. Em função do feriado estadual da Colonização do Solo Espírito-santense, a publicação do Diário foi produzida de forma excepcional.  

“A nova marca e a moderna edição do Diário vêm consagrar um trabalho de mudanças e avanços que planejamos nos últimos tempos, a partir, principalmente, da implementação do Sistema de publicação de matérias, mais fácil e intuitivo. Além de atualizarmos o site e as redes sociais, adotamos o aplicativo Telegram para o envio eficaz do diário todos os dias. Seguiremos percorrendo um caminho de inovação”, complementou o diretor-presidente do DIO/ES.  

História do Diário Oficial do Espírito Santo

Em 23 de maio de 1890, circulava a primeira edição do Diário Oficial do Espírito Santo. A oficina tipográfica ficava no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, até que, em 20 de novembro de 1939, o Diário quase foi extinto após um grande incêndio que atingiu o palácio. 

Quase dez anos depois desse episódio, em 1948, a Imprensa Oficial foi transferida para uma nova sede, na famosa Avenida Capixaba, atual Jerônimo Monteiro. Em 1971, a autarquia conquistou sede própria no bairro Bento Ferreira, em Vitória, onde o parque gráfico funcionou até o início de 2018. 

Um pouco antes, em agosto de 2017, a edição impressa do Diário deixou de circular. O jornal, que já tinha versão na internet desde 2001, passou a ser publicado exclusivamente de forma on-line, pelo site www.dio.es.gov.br. Em 2021, o DIO/ES mudou a sede para a Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. 

Atualmente, o Departamento de Imprensa Oficial também é responsável pela publicação dos Diários da Amunes (Associação dos Municípios do Espírito Santo) e da Prefeitura da Serra. Para receber os diários inscreva-se no Telegram, com o link de convite t.me/Diario_Oficial_ES. 


Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
João Carlos Cristo Coutinho/Samantha Dias
(27) 3636-6907 /
joao.coutinho@dio.es.gov.br

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