Será realizado, nesta terça-feira (07), no Palácio Sonia Cabral, Centro de Vitória, a partir das 9 horas, o 2º Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura junto ao lançamento do Mapa Cultural ES. O encontro – organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM – tem como objetivo o incentivo à criação e fortalecimento dos sistemas municipais de cultura, além de ser um momento de integração dos novos secretários e dirigentes municipais. A entrada é franca.
Durante o encontro, haverá a apresentação e troca de experiências entre os novos gestores municipais e a Secult, assim como a discussão sobre a regulamentação do Repasse Fundo a Fundo pela Diretora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), Cláudia Cabral. Este repasse é uma política de incentivo direto que tem como objetivo desburocratizar a execução e a cooperação técnica e financeira entre Governo Federal, estados e municípios.
A programação do evento começa com o lançamento do Mapa Cultural ES, plataforma livre e colaborativa de mapeamento da produção cultural capixaba, feito em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e o Instituto TIM. O sistema permitirá a visualização das agendas culturais das cidades, além de ser um banco de dados da cultura do Espírito Santo – por meio da colaboração de qualquer pessoa cadastrada, assim como da própria Secult, secretarias municipais e instituições públicas e privadas, artistas, pesquisadores, e de produtores – ampliando o acesso para o público em geral.
De acordo com secretário da Secult, João Gualberto Vasconcellos, o encontro será importante para o avanço das políticas públicas de cultura, por reunir agentes das esferas municipais, estadual e federal “O encontro tende a qualificar o debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável entre o Estado e os municípios. É necessário que exista o diálogo entre os novos gestores e a Secult, sempre de um forma compartilhada ”, destacou João Gualberto.
FOTO: Divulgação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)