08/04/2019 08h03 - Atualizado em 08/04/2019 08h46

Crefes já entregou mais de 900 materiais de reabilitação este ano

De janeiro até o início de abril de 2019, o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes) já entregou 985 materiais, entre meios de locomoção, próteses e órteses para a população que necessita do serviço. Na última semana de março, foram 97 cadeiras, sendo 71 tetraplégico infantis/juvenis e 26 cadeiras paraplégico com adequação postural, com o investimento de quase 170 mil reais.

O Crefes é referência estadual na concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, além de próteses auditivas e mamárias. O diretor do Centro, Cesar Calmon Pitanga comemorou o número de entregas. “É uma satisfação promover uma melhor qualidade de vida para a população que precisa dos serviços oferecidos pelo Crefes, em especial neste ano, que o centro completa quatro décadas de trabalho”, disse.

O Centro também é referência, na realização de exame de Eletroneuromiografia, em Distonias e Espasticidades (Toxina Botulínica) e Medicina Física e Reabilitação. Conta, ainda, com tratamento na unidade de internação para pacientes com perfil neurológico/trauma.

Passam pelo Crefes, em média, cerca de 400 a 430 usuários/dia, em regime ambulatorial. São pessoas oriundas dos 78 municípios capixabas e de cidades de estados vizinhos. O serviço atende pacientes com sequelas neurológicas e ortopédicas em reabilitação a fim de melhorar sua qualidade de vida. O centro fica localizado no bairro Praia da Costa, em Vila Velha, próximo ao Clube Libanês.

Números 

Em 2018, foram dispensados 4.366 materiais, como meios de locomoção, órteses e próteses. Para este primeiro trimestre de 2019, 985 materiais já foram entregues.
O objetivo é oferecer um serviço personalizado, atendendo a complexidade de cada paciente e com a preocupação da melhora de sua qualidade de vida e de seu cuidador, os equipamentos podem ser trocados a cada dois anos de uso, de acordo com a Portaria MS/SAS nº 338 de 28/07/1999, salvo os casos justificados pelo médico.

Saiba mais

O Crefes oferece atendimento em Medicina Física e Reabilitação para pessoas com deficiência motora, sensória motora e auditiva. Além disso, são 18 especialidades de tratamento, com equipes multidisciplinares. A especialidades são: Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Clínica Geral, Urologia, Pediatria, Radiologia, Cirurgião Plástico, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Enfermagem, Educador Físico.

FOTO: Divulgação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard