11/12/2025 14h58 - Atualizado em 11/12/2025 15h43

Coral Vozes que Inspiram emociona pacientes e profissionais do Crefes em apresentação especial

Foto: Letícia E. Mello

Na manhã desta quinta-feira (11), o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vila Velha, foi tomado por um clima de sensibilidade, acolhimento e esperança. Em mais uma apresentação marcada pela emoção, o Coral Vozes que Inspiram encantou pacientes, familiares e profissionais da unidade, levando música, afeto e um momento de pausa na rotina intensa do atendimento em saúde.

O encontro, realizado na antessala da recepção do Crefes, reuniu vozes que carregam histórias, vivências diversas e um propósito comum: transformar o ambiente por meio da arte. Com um repertório cuidadosamente preparado, o Coral demonstrou, mais uma vez, a força da música como ferramenta de conexão humana e fortalecimento emocional. Além disso, o evento foi uma oportunidade de lembrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, que será neste sábado, 13 de dezembro.

A apresentação integra as ações do projeto social desenvolvido pela Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) em parceria com a União de Cegos Dom Pedro II, de Vila Velha. Composto por pessoas com deficiência visual, o grupo reafirma, a cada encontro, o poder da inclusão e da representatividade, mostrando que a arte não tem barreiras quando há sensibilidade e propósito.

Pacientes do Crefes acompanharam atentos cada canção, muitos se emocionando com as interpretações que encheram o espaço de significado. Wanusa Aparecida de Souza Carvalho Machado, de 53 anos, foi uma que ficou encantada. Ela, que está tratando uma lesão na medula, ficou com o coração cheio de alegria. “O coral é realmente uma inspiração. Muitas vezes achamos que não somos capazes e ver este grupo, formado por deficientes visuais, com pessoas tão animadas é realmente muito motivador”, disse.

Para a diretora-geral do Crefes, Adriana Vidal, a apresentação do Coral está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição. “O Crefes é mais que um local de reabilitação física, é um lugar que visa acolher e incluir esses pacientes, visando a necessidade de cada um. Então, projetos como o Coral Vozes que Inspiram tem tudo a ver com o nosso trabalho desenvolvido aqui”, ressaltou.

Representando a diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, o diretor Setorial, Edgard Lima destacou a relevância do projeto e o impacto que o Coral tem gerado ao longo de suas apresentações: “O Vozes que Inspiram nasceu há um ano com o desejo de levar acolhimento, cultura e acessibilidade para as pessoas. E ver o Coral emocionando tanta gente reforça que estamos no caminho certo, promovendo inclusão e fortalecendo laços por meio da música”, afirmou.

O subsecretário de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Martoni Sampaio, também participou da apresentação e parabenizou a todos pela iniciativa. “Parabenizo ao DIO/ES, ao Crefes e ao Coral pela iniciativa, pois toda pessoa que está passando por um processo de fragilidade com a saúde precisa dessa motivação”, completou.

Nova apresentação

O Coral Vozes que Inspiram está super animado. Isso porque o grupo foi convidado pelo Governo do Estado para participar do Brilho de Natal do Palácio Anchieta. A apresentação especial, no Centro de Vitória, será na próxima quinta-feira (18), a partir das 18 horas.

Texto: Stephanie Oliveira (DIO/ES)
Fotos: Letícia E. Mello

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro / Stephanie Oliveira - (27) 3636-6908 / (27) 99971-0869

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard