03/04/2019 08h40 - Atualizado em 03/04/2019 09h39

Concluído ciclo de reuniões para o Planejamento Estratégico

Como objetivo de consolidar e priorizar ações e projetos, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) concluiu, na última segunda-feira (1º), o ciclo de reuniões para a elaboração do Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo no período 2019 a 2022. Participaram dos encontros representantes das secretarias e órgãos que compõem a administração estadual.

Cabe à SEP coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico, com o delineamento de cada pasta e órgão do Governo, ao longo dos quatro anos de gestão. A sistemática do trabalho envolve a definição da carteira de projetos prioritários, a promoção do alinhamento e da integração da equipe de gestão, a aceleração do alcance dos resultados e a definição do modelo de governança do Estado.

Todo esse processo visa a garantir que as ações prioritárias, a serem definidas pela administração estadual, estejam conectadas com os objetivos estratégicos do programa de governo, e possam gerar resultados sociais e econômicos relevantes para a sociedade.

Áreas 

Ao todo, foram realizadas reuniões de trabalho com gestores e gerentes de nove áreas estratégicas: Desenvolvimento Econômico; Segurança em Defesa da Vida; Gestão Pública Inovadora; Agricultura e Meio Ambiente; Educação para o Futuro; Infraestrutura para Crescer; Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Saúde Integral; e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
A última delas, realizada na segunda-feira, na sala de reuniões da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), envolveu as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti), além de dois órgãos vinculados a essas pastas: a Faculdade de Música (Fames) e o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Nas reuniões, coordenadas pelo secretário, Álvaro Duboc, e pela subsecretária de Planejamento e Projetos da pasta, Joseane Zoghbi, os gestores receberam informações que subsidiaram a análise, seleção e priorização das ações e projetos governamentais, levando em consideração a relevância estratégica, a viabilidade de implantação, e os graus de impacto econômico, de alinhamento estratégico e de inovação na gestão, com foco nos benefícios à população.

O processo de elaboração do planejamento estratégico 2019-2022 foi iniciado em janeiro deste ano, e será concluído em maio, com a realização de um seminário que terá presenças do governador Renato Casagrande, da vice-governadora Jacqueline Moraes, de secretários de Estado e dirigentes de órgãos da administração estadual.

Neste seminário, serão definidos os projetos que vão integrar a carteira de projetos estratégicos da atual gestão. Os ligados às áreas de Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e Gestão Fiscal terão gerenciamento intensivo coordenado diretamente pelo governador Renato Casagrande.

FOTO: Divulgação / Secom

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard