11/11/2016 08h00 - Atualizado em 12/11/2016 10h44

Carros que serão fabricados no ES são lançados no Salão do Automóvel

A D2D Motors, nome fantasia da Ebercon, lançou, no Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo, dois veículos esportivos conversíveis que serão fabricados no Espírito Santo. Os carros, voltados para o segmento de lazer, foram conhecidos de perto pela comitiva capixaba que participou da abertura oficial do evento ontem pela manhã, no São Paulo Expo.

“O salão está lindo. Já tinha visitado o evento no espaço anterior, mas aqui ele está deslumbrante, muito bonito. Esse é um setor que tem uma longa cadeia produtiva que, quando cresce, gera muitos empregos e é disso que o país precisa. A maior alegria de visitar este evento, porém, é poder ir ao espaço da D2D Motors conhecer os dois esportivos conversíveis de lazer que serão fabricados no Estado. Um está sendo lançado aqui, o Sky, e o outro, o Jugo, que está em desenvolvimento, também está sendo apresentado no Salão, por meio de um carro conceito”, disse o governador Paulo Hartung, durante a visita.

Além de Paulo Hartung, também participaram do evento o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; o secretário de Estado da Casa Civil, José Carlos Fonseca; e o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento de São Mateus, Luiz Fernando Lorenzoni.

“O Salão é um evento tradicional, que reúne grandes fabricantes e, para nós, é motivo de orgulho ver de perto os carros da D2D Motors, veículos de qualidade, com designer arrojado, que serão produzidos em larga escala em nosso estado”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo.
Cerimônia de abertura - A comitiva capixaba participou da cerimônia oficial de abertura do Salão Internacional do Automóvel, que acontece de hoje até 20 de novembro e deve reunir, de acordo com organizadores, ao menos 32 marcas e 120 expositores em sua 29ª edição.

São esperados cerca de 750 mil visitantes, que terão a chance de conhecer lançamentos, tecnologias de mobilidade urbana e modelos admirados em todo o mundo por características como design, potência, luxo e inovações nas quatro rodas. Esse público poderá conferir alguns dos carros mais modernos e seguros do mundo, com autonomia de até 435 km e aceleração de 100 km em 4,5 segundos.

O evento de abertura contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Marcos Pereira. O governador Paulo Hartung e o governador em exercício de São Paulo, Márcio França, também participaram da mesa de autoridades. “Sabemos que é importante dar incentivo para o setor, mas o mais importante é dar competitividade, e isso só será possível com as reformas das quais o país precisa, como a trabalhista e a previdenciária”, ressaltou, em discurso, o ministro Marcos Pereira.

Montadora em Jaguaré

A D2D Motors lançou o Sky no Salão do Automóvel, que já será produzido na fábrica provisória da empresa, em São Paulo. Segundo o empresário Eduardo Eberhardt, a previsão é de que sejam produzidos 60 veículos por mês. Já o outro veículo, o Jugo, que significa diversão em latim, foi lançado apenas como carro conceito, pois está em desenvolvimento e deve ser comercializado a partir do segundo semestre de 2017.

A D2D instalará uma montadora em Jaguaré, no Norte do Estado. Os veículos são de desenvolvimento próprio e irão inaugurar um novo segmento de mercado, voltado para carros para lazer. “A nossa proposta é desenvolver esse nicho de lazer, com qualidade e designer. A expectativa é iniciar as obras da fábrica no ano que vem e começar a operar em 2018”, afirma Eberhardt. Outra novidade é que os veículos serão comercializados pela internet.

“O consumidor poderá encomendar o carro e fechar a venda em nossa página. Ele poderá personalizar, escolhendo cor, acessórios e entregaremos na casa dele com o tanque cheio”, completou o empresário, informando que a página da D2D Motors está sendo finalizada e entrará no ar em breve.

Os dois veículos serão produzidos em Jaguaré e devem exigir, segundo a montadora, investimentos iniciais de, aproximadamente, R$ 22 milhões, divididos em três fases. A estimativa é a geração de cerca de 60 empregos diretos na etapa final, de operação. De acordo com a Ebercon, a capacidade máxima instalada da unidade capixaba será de 300 veículos produzidos por mês.

A Ebercon é uma empresa de participações, com sede em São Paulo, que atua nos segmentos imobiliário, alimentos e bebidas, beleza e, recentemente, no setor automotivo.

FOTO: Divulgação / Sedes