Na última sexta-feira (20), foi inaugurado o bicicletário no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. A iniciativa visa ao incentivo de práticas sustentáveis e à melhoria da qualidade de vida e do ambiente de trabalho dos servidores públicos. Antes da inauguração, um grupo de secretários, subsecretários, servidores e cicloativistas vieram pedalando para o local.
O bicicletário foi construído no espaço onde funcionava uma garagem e conta com 32 vagas para bicicletas. Além disso, o espaço está equipado com vestiários – masculino e feminino –, banheiros e chuveiros para que os servidores possam tomar banho e trocar de roupa.
Além da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, estiverem presentes na inauguração do bicletário, os secretários de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc; da Justiça, Luiz Carlos Cruz; de Controle e Transparência, Edmar Camata; e o diretor-Presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), Tasso Lugon.
De acordo com Lenise Loureiro, o ambiente foi pensado para a qualidade de vida dos servidores e colaboradores.
Para a secretária, é desejável que este modelo seja replicado em outras estruturas da Administração Pública Estadual, “para assim, valorizar os profissionais e estimular a adoção de práticas sustentáveis, como a locomoção com bicicleta, que é um transporte não poluente”, completou a secretária Lenise Loureiro
O secretário Álvaro Duboc também falou sobre a importância da iniciativa. “Além de oferecer uma alternativa de transporte rápido, econômico e sustentável, também é um incentivo para que os servidores possam desenvolver uma atividade física, o que traz muitos benefícios à saúde, assim como o bem-estar, aliviando o estresse no trânsito", destacou.
Habituado a ir para o trabalho de bicicleta pelo menos uma vez por semana, o secretário Edmar Camata comemorou a ação. “Para além de ocupar o Centro, é preciso pensar em formas limpas e saudáveis de deslocamento”, ressaltou.
O edifício Fábio Ruschi abriga as Secretarias de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), de Economia e Planejamento (SEP), de Controle e Transparência (Secont) e da Justiça (Sejus).
FOTO: Divulgação / Seger
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)