O leite materno é o melhor alimento para bebês, pois previne infecções e alergias, fornece os nutrientes necessários e promove melhor desenvolvimento do recém-nascido. Esses benefícios são ainda mais importantes para os bebês prematuros, que apresentam maior risco de infecção e, às vezes, atraso no desenvolvimento.
No entanto, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, o estoque do leite materno está baixo.
Mesmo o banco de leite da unidade hospitalar realizando coleta de leite materno semanalmente nas casas das doadoras, na tentativa de aumentar e manter o estoque, apenas seis mães são doadoras, e a captação total é de apenas três litros por semana.
Porém, para atender à necessidade dos bebês internados, principalmente os que estão na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) são necessários, em média, de 35 litros de leite por semana, e algumas mães que estão com os filhos hospitalizados doam para tentar ajudar, mas não é suficiente.
Apelo
Por isso a coordenadora do Banco de Leite do Himaba, Rosa Maria Negri Rodrigues Alves, faz um apelo para que as mães se conscientizem a doar.
Rosa Maria ainda ressaltou que o bebê não deve ser amamentado diretamente em outra mulher devido ao risco de transmissão de doenças, principalmente a Aids.
Pasteurização
“O leite doado passa pelo processo de pasteurização, ou seja, é colocado a uma temperatura de 62,5ºC durante 30 minutos, o que neutraliza as transmissões do vírus HIV e outros. Depois disso, ainda é feito teste para controle de qualidade, como gordura, acidez e cultura. Por último, é armazenado e distribuído para os bebês internados na Utin”, explicou.
Facilidade
As mães que quiserem doar podem entrar em contato por telefone que a equipe vai até à residência, avalia os exames de pré-natal, cadastra a doadora e busca o leite.
Serviço
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha – o funcionamento é de domingo a sábado, das 7 às 17 horas (inclusive feriados).
- Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.
- Contato: (27) 3636-3151
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)