Após 120 dias de observação e levantamentos técnicos, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) anunciou que a cobrança unidirecional de pedágio na Terceira Ponte passará a ser permanente, a partir de hoje. Assim, os veículos que trafegam com destino a Vila Velha continuarão isentos do pedágio. A notícia foi dada durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, na sede da Arsp.
Para o diretor-geral da Arsp, Julio Castiglioni, quando se decidiu pela implantação do sistema unidirecional de cobrança, no mês de junho, já era possível prever a ocorrência de melhorias na fluidez do tráfego, mas seria necessário monitorar o comportamento dos motoristas durante o período experimental.
Segundo o diretor, a avaliação final demonstra que “não ocorreu qualquer alteração significativa na quantidade de veículos que trafegam diariamente com destino a Vila Velha, sendo que, nos meses de agosto e setembro, houve uma discreta queda no fluxo de 0,05% e 0,18%, respectivamente, quando comparado com os mesmos meses de 2017”, informou o diretor.
A equipe técnica da Arsp avaliou os benefícios trazidos pela cobrança unidirecional, concluindo que dois terços dos usuários que trafegam diariamente pela Terceira Ponte com destino a Vila Velha – o que representa mais de 30 mil veículos por dia – foram beneficiados com uma diminuição de cerca de 10% a 12% no tempo de viagem sobre a ponte, haja vista que não necessitam mais parar o veículo, efetuar o pagamento da tarifa, receber o troco e reacelerar na subida da ponte, que tem um aclive sobremaneira acentuado. E, mesmo para aqueles usuários que já utilizavam o sistema de cobrança automática, a cobrança unidirecional passou a evitar a disputa por faixas de rolamento. “Havia disputa de faixas. Quem saía da Praça do Cauê, por exemplo, precisava se deslocar lateralmente até chegar à extremidade direita da via e ingressar, enfim, na via expressa. Agora não existe mais esta necessidade, uma vez que o motorista poderá acessar qualquer uma das faixas de subida”.
Para os demais veículos que trafegam com destino a Vila Velha no horário de pico, ou seja, cerca de 15 mil veículos por dia, os estudos técnicos demonstraram que a percepção de melhoria acarretada pela cobrança unidirecional varia de usuário para usuário e depende de sazonalidades e de ocorrências que já existiam no fluxo da Terceira Ponte.
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