Dois novos livros da Coleção Canaã, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), serão lançados hoje durante a 6ª Feira Literária Capixaba (Flic-ES). São eles: “Viagens à Capitania do Espírito Santo”, de Bruno César Nascimento e “Sobre Política Capixaba na Primeira República”, de Nara Saletto.
Haverá também a distribuição das edições 2 e 3 da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”, publicação composta por artigos, entrevistas, resenhas, reportagens e fotografias. O evento será na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta quarta-feira (22), às 16h, no estacionamento do Centro de Ciências Exatas (CCE).
Viagens à Capitania do ES
A obra do doutorando em História, Bruno César Nascimento, aborda os 200 anos das expedições científicas ao Espírito Santo empreendidas pelo naturalista francês Auguste Saint-Hilaire e o príncipe germânico Maximiliano Wied-Neuwied.
O livro traz as impressões desses viajantes que movidos, segundo o autor, pelo espírito cientificista do século XIX e atiçados pelo imaginário mítico que pairou sobre a Europa no que se refere ao Brasil, lançaram-se na natureza e nos povoados capixabas, tornando acessíveis as memórias dos modos de viver, fazer e estar na capitania.
Segundo o historiador, esses escritos são alguns dos relatos mais citados nos trabalhos que analisam o Brasil, quando se formava enquanto nação. A divulgação na Europa, deste tipo de diário de viagem, se apoiava principalmente na História Natural, tendo como elementos complementares a zoologia, as artes, a botânica e a etnografia.
“Considerando o grande número de estrangeiros presentes no Espírito Santo, ao longo do século XIX, fica latente a necessidade de se dedicar aos estudos sobre aqueles, que de certa forma, foram os pioneiros desses passos e que dedicaram um novo olhar sobre os espírito-santenses e seus costumes, legando-nos uma série de informações sobre um tempo já há muito distante”, ressalta.
Sobre Política Capixaba
O livro “Sobre Política Capixaba na Primeira República”, da historiadora Nara Saletto, traz uma apurada pesquisa documental sobre as relações políticas no Espírito Santo no período de 1889 a 1930. A obra reúne análises referentes aos governos, aos partidos, às oligarquias e às alianças e disputas entre os níveis estadual e federal, proporcionando novos elementos para a reflexão sobre os conflitos políticos, bem como quanto às conquistas de novos espaços.
“A instalação da República desencadeou um processo de grande instabilidade política e intensa luta de poder em todos os níveis, do federal ao municipal, envolvendo os grupos políticos, tanto os que participavam do poder ao tempo da monarquia, quanto os republicanos e os militares, estes últimos recém-chegados à cena com grande força, como autores do movimento que pusera fim à monarquia”, destaca a autora.
São essas interações, equilíbrios e concorrências entre os diferentes atores sociais que Nara Saletto busca desvendar e também as consequências sociais desses jogos políticos, ampliando e fortalecendo a historiografia do Espírito Santo.
Serviço
Lançamento dos livros “Viagens à Capitania do Espírito Santo” e “Sobre Política na Primeira República”
Data: hoje (22)
Horário: às 16h
Local: 6 ª Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Estacionamento do CCE
- As obras serão distribuídas gratuitamente aos participantes
FOTO: Divulgação / Arquivo Público
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)