19/10/2017 08h01 - Atualizado em 19/10/2017 08h45

Arquivo Itinerante na XVII Settimana dela Lingua Italiana

A XVII “Settimana dela lingua italiana” da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) contará, hoje, com a participação do “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, permitindo aos descendentes conhecerem a origem dos seus antepassados. O atendimento será das 13h às 18h no Núcleo de Línguas.

A “Settimana della Lingua Italiana” é uma iniciativa do Ministério de Relações Internacionais italiano que reúne embaixadas, consulados, universidades e escolas de idiomas para a divulgação e valorização da língua e da cultura italiana no mundo. A programação segue até o dia 21 de outubro com palestras, exposição de trabalhos, exibição de filmes e aulas temáticas.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado em 1995. O banco de dados – composto por mais de 50 mil nomes – refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível também na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.  O “Arquivo Itinerante” – que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado e eventos acadêmicos e culturais a fim de viabilizar o acesso aos descendentes e difundir e preservar a história capixaba.

FOTO: Divulgação / APEES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard