Nesta semana, a unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) volta às ruas, com intuito de aumentar o estoque de bolsas de sangue e conscientizar a população sobre a importância da doação. Também será realizado o cadastramento para doação de medula óssea.
A primeira parada do ônibus, acontece hoje, na cidade de Santa Teresa. O veículo ficará estacionado das 7h às 12h, na rua Bernardino Monteiro, no bairro Dois Pinheiros.
Já na sexta-feira (12), a unidade móvel estará em Vitória, na Av. Nossa Senhora da Penha, 1.688, no Barro Vermelho. O atendimento será das 8h às 13h.
QUEM PODE DOAR
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue.
ONDE DOAR
Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes); Unidade de Coleta a Distância da Serra; Hemocentro de Linhares; Hemocentro Regional de Colatina; Hemocentro Regional de São Mateus.
Para mais informações, o interessado, pode acessar o site da Secretaria de Saúde (saude.es.gov.br).
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)