Alunos do projeto OportunidadES, que é realizado pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), participaram de mais uma aula prática. A turma de fotografia do período noturno do bairro Rosa da Penha, em Cariacica, desenvolveu o segundo book fotográfico do curso, que iniciou suas aulas no dia 19 de julho.
Vinte e cinco alunos fizeram parte da aula prática, que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa da Penha, em Cariacica. As fotos foram tiradas na própria escola, e cada grupo montou um mini estúdio para a produção das fotografias. Os temas foram definidos de acordo com cada integrante do grupo, e variaram entre gravidez, crianças, famílias e casais.
A aluna Kimberly Nunes Germano, de 22 anos, contou que entrou no curso de fotografia porque quer atuar na área. Para ela, as aulas práticas são essenciais. “Este é o segundo book que fazemos e é maravilhoso pôr em prática o que aprendemos de forma teórica. O primeiro book foi sobre crianças, bebês e meninas maiores”, destacou a aluna.
A também estudante do curso de fotografia, Tatiele Pereira Garcia de Moura, de 28 anos, relatou que a escolha do curso se deu por ter afinidade com a área e que já conseguiu acompanhar alguns fotógrafos em determinados eventos. “É tudo de bom conseguir desenvolver o trabalho aprendido em sala de aula. A produção do book aborda vários aspectos diferentes: o trabalho em equipe, o olhar diferente de cada fotógrafo e a troca de experiências entre professores e alunos”, explicou Tatiele.
O professor da turma, Ludson Cavati, informou que o curso de fotografia tem uma duração curta, e as aulas iniciaram com a parte teórica, explicando sobre os conceitos e técnicas, e depois os alunos começam a prática da fotografia. Aprendem o manuseio correto dos equipamentos e o domínio das técnicas. Assim surgiu a ideia da produção de um book. “O objetivo é proporcionar um portfólio. Muitos já falaram que querem seguir na área, alguns já tem algum trabalho com fotografia e queriam agregar conhecimento. A ideia final é aprimorar o conceito visual e estético da fotografia”, comentou Ludson.
No bairro foram ofertadas 300 vagas em 10 cursos. A formatura de todas as turmas está prevista para acontecer no dia 14 de setembro. Mais informações serão divulgadas no site do Oportunidades (www.oportunidades.es.gov.br).
“É sempre bom saber que o OportunidadES está alcançando seu objetivo: capacitar cidadãos capixabas. Fico feliz em ver a iniciativa da turma em pôr em prática o aprendizado da sala de aula e poder utilizar esse material para entrar no mercado como profissionais. Estamos formando profissionais preparados para o mundo do trabalho”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.
FOTO: Divulgação / Secti
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)