Uma ótima notícia para os amantes da natureza e que buscam outras opções, além das praias, durante a estação mais quente do ano: as trilhas e piscinas do Parque Estadual Pedra Azul estão disponíveis para o público. O parque funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.
Para participar dos passeios com acesso às piscinas é necessária a contratação de um condutor no local para as atividades. Sendo ainda recomendável que o visitante ligue antes para agendar a disponibilidade para o trajeto. São oferecidas 50 vagas por dia para a visitação das piscinas e 100 para passeio nas trilhas autoguiadas.
O parque havia fechado seus portões, em 29 de agosto do ano passado, por conta da crise hídrica. Havia a preocupação, ainda, com os focos de incêndio no parque, devido ao período de seca. Ele voltou a ser reaberto parcialmente – ainda sem o acesso às trilhas e às piscinas – no dia 18 de novembro do ano passado. Depois de realizadas as intervenções de recuperação das trilhas e outras medidas, todos os atrativos estarão disponíveis.
O parque
O Parque Estadual Pedra Azul é um dos locais mais visitados do Espírito Santo. A média é de 1.200 visitantes por mês.
A Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto.
O parque possui uma trilha autoguiada na base da Pedra Azul, uma trilha que dá acesso às piscinas naturais e uma trilha para escalada.
É recomendável que o visitante ligue antes para o parque, para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação tendo em vista que se trata de terreno acidentado.
FOTO: Divulgação / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo